Governo reconhece calamidade pública em mais cinco municípios de SP
Além da cidade de São Sebastião, incluída no domingo, Guarujá, Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba decretaram calamidade
atualizado

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, nesta segunda-feira (20/2), reconheceu calamidade pública em mais cinco municípios paulistas. O ato foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU). São Sebastião — o lugar mais afetado pela tragédia — já havia sido adicionado à lista de auxílio do governo federal.
Com a nova inclusão, autorizada pela pasta, até o momento, a situação vale para os seguintes municípios: Guarujá, Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba. O ato é assinado pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff. Veja o anúncio:
Acabamos de reconhecer o Estado de Calamidade Pública nos municípios do Guarujá, Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba, em SP, atingidos pelas chuvas.
O presidente @LulaOficial garantiu os recursos necessários e todos os esforços estão sendo empregados. pic.twitter.com/YCQxKwQPow
— Waldez Góes (@waldezoficial) February 20, 2023
Visita de Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou em São Paulo, na manhã desta segunda-feira (20/2), para se reunir com ministros de Estado e definir ações emergenciais direcionadas às cidades que sofrem com as chuvas desde sábado (18/2).

Estragos causados pela chuva em São Sebastião, no litoral de São Paulo Daniela Andrade/PMSS

Resgate após chuvas no litoral norte de São Paulo André Santos Depcom Pmss

Resgate após chuvas no litoral norte de São Paulo André Santos Depcom Pmss

Pessoas fazem fila humana para carregar crianças após chuvas em SP Instagram/Reprodução

Moradores passam crianças nos braços, em São Sebastião Reprodução/Felipe Augusto

Chuvas causaram deslizamentos em vias do litoral de São Paulo

Chuvas causaram deslizamentos em vias do litoral de São Paulo

Chuvas causaram deslizamentos em vias do litoral de São Paulo

Chuvas causaram deslizamentos em vias do litoral de São Paulo

Militares do Comando militar Sudeste auxiliarão o resgate e transporte de vítimas do Temporal no Litoral Norte de São Paulo (SP) Twitter do Comando Militar do Sudeste / @cmse_exercito

Chuvas causaram deslizamentos em vias
Lula aproveitava o feriado de Carnaval na Bahia desde sexta-feira (17/2), mas decidiu ir a São Paulo para averiguar de perto o estrago feito pelas chuvas.
Os bombeiros estimam que, até o momento, pelo menos 40 pessoas estejam soterradas após deslizamentos de terra, ocorridos em decorrência de tempestades que caíram em São Sebastião, no litoral paulista, desde sábado (18/2). Até o momento, foram registradas 35 mortes. Outro óbito, de uma criança de 7 anos, ocorreu em Ubatuba.