metropoles.com

Chuvas em SP: governo federal reconhece calamidade pública em São Sebastião

Município de São Sebastião foi um dos mais afetados pelas chuvas na região. Até o momento, governo de SP registrou ao menos 24 mortes

atualizado

Compartilhar notícia

deslizamento causado por chuvas em São Sebastião (SP)
1 de 1 deslizamento causado por chuvas em São Sebastião (SP) - Foto: null

O governo federal reconheceu o estado de calamidade pública no município de São Sebastião (SP). A cidade foi uma das mais atingidas pelas fortes chuvas na região.

O ato foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) deste domingo (19/2) e assinado pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve interromper o período de descanso durante o feriado de Carnaval, em Salvador, para ir a São Paulo acompanhar as ações de enfrentamento dos estragos causados pelas chuvas. O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e Wolnei Wolff, também devem acompanhar a visita ao estado.

0

Os fortes temporais que caíram nas últimas 24 horas provocaram ao menos 24 mortes. As chuvas causaram alagamentos e deslizamentos de terra que afetam o trânsito em pelo menos três rodovias e atingiram, além de São Sebastião, os municípios de Ubatuba, Ilhabela e Juquehy.

Uma equipe da Defesa Civil Nacional verifica os estragos dos temporais já neste domingo (19/2). O Ministério da Defesa foi acionado para acompanhar as ações de desobstrução de vias da região.

Auxílio do Exército

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) solicitou, neste domingo, o apoio ao Exército Brasileiro para ações de atendimento às vítimas das chuvas. Os militares devem atuar em operações de resgate e transporte de feridos.

O Comandante do Exército, Tomás Paiva, autorizou o emprego de tropas do Comando Militar do Sudeste, atendendo a solicitação do Governo. O comando regional, neste domingo, já auxiliou no lançamento de uma ponte em Campinas, onde uma ponte de concreto foi destruída após as fortes chuvas que afetaram a cidade.

De acordo com o Governo de São Paulo, serão empregadas duas aeronaves, uma de modelo HM-1 Pantera e outra HM-4 Jaguar, com as respectivas equipes de busca e salvamento. Os grupos já decolaram em direção do Litoral Norte. Técnicos do batalhão de Engenharia de Pindamonhangaba atuarão nos trabalhos de resgate de desobstrução da BR-101.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?