metropoles.com

Governo Lula mantém sigilo sobre acordo entre mineradoras e Justiça

Ministério da Justiça suprimiu Plano de Trabalho do Acordo de Cooperação com mineradoras por entender que documento tem informação sigilosa

atualizado

Compartilhar notícia

Jamile Ferraris / MJSP
Foto colorida de Ricardo Cappelli e Fernando Azevedo assinam acordo de cooperação - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de Ricardo Cappelli e Fernando Azevedo assinam acordo de cooperação - Metrópoles - Foto: Jamile Ferraris / MJSP

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) alegou sigilo e decidiu não divulgar a documentação detalhada sobre o acordo entre a pasta e o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), assinado em 5 de janeiro pelo então ministro interino Ricardo Cappelli e o vice-presidente do Ibram, o general Fernando Azevedo (foto em destaque).

Em um despacho no dia 2 de janeiro, a direção de Operações Integradas e de Inteligência do MJSP defende que o processo administrativo que deu origem ao acordo com as mineradoras contém informações sigilosas de segurança pública. O despacho é uma resposta a um pedido de informação do Metrópoles.

Seguindo esta interpretação, o MJSP só liberou a divulgação de documentos com informações genéricas sobre o acordo e suprimiu as informações detalhadas, como o Plano de Trabalho do Acordo de Cooperação.

Acordo para ajudar mineradoras

Esse acordo de cooperação visa melhorar a segurança em cidades próximas de mineradoras legalizadas, que podem ser alvos de bandidos interessados em pedras preciosas e outros minerais. O acordo não envolve o uso de recursos públicos diretamente, mas prevê a criação de planos de segurança para esses municípios.

O Ibram representa as principais empresas e instituições que atuam no setor mineral, realizando um importante lobby para a área. Fernando Azevedo, o vice-presidente do Instituto, que assina o acordo, foi ministro da Defesa do governo de Jair Bolsonaro (PL) até março de 2021.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?