Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Eleições 2026Brasil

Governo instala grades de proteção no Palácio do Planalto para as eleições

Segundo o GSI, medida ocorre diante de possíveis manifestações em locais próximos ao prédio. Segurança na Esplanada será reforçada

02/10/2026 11:18, atualizado 02/10/2026 11:41
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Imagem colorida mostra o Palácio do Planalto - Metrópoles

O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência (GSI) iniciou a instalação de grades ao redor do Palácio do Planalto na manhã desta sexta-feira (2/10), às vésperas do primeiro turno das Eleições 2026, marcado para este domingo (4/10).

De acordo com o órgão, o cercamento ocorre devido à possibilidade de manifestações em locais próximos à sede do governo federal.

“Sobre o assunto, o GSI informa que, em virtude da possibilidade de manifestações programadas em locais próximos à instalação presidencial, as grades são utilizadas como medida de reforço, conforme os protocolos de segurança”, informou o GSI.

Nesta sexta, o candidato à Presidência da República Augusto Cury (Avante) convocou um ato em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o que chamou de “interferência no processo eleitoral brasileiro”, após o cancelamento do debate que seria promovido pela TV Globo na quinta-feira (1º/10).

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Como mostrou o Metrópoles, a Esplanada dos Ministérios será fechada no domingo, na altura da Avenida José Sarney, e a Praça dos Três Poderes ficará isolada. A medida busca reforçar a segurança dos prédios das instituições no dia da votação.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Na quinta à noite, a Polícia Militar do Distrito Federal foi acionada para atender a uma suspeita de bomba nas proximidades do STF. Um homem teria tentado pular as grandes em frente ao prédio da Corte e, ao não conseguir entrar, jogou uma mochila sobre uma parada de ônibus. Foi constatado, porém, que não havia explosivos no objeto, apenas itens pessoais.