Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

Governo federal decreta situação de emergência em 24 cidades

Medida ajuda em ações de segurança e intervenções de recuperação em áreas atingidas por desastres naturais. Chuvas são o principal problema

11/03/2019 10:45, atualizado 11/03/2019 13:12
Compartilhar notícia
Fernando Sucolotti/ AI/ Prefeitura Iraí
Governo federal decreta situação de emergência em 24 cidades

O Ministério do Desenvolvimento Regional decretou situação de emergência em 24 cidades de nove estados da Federação. Os principais problemas nos municípios estão ligados às chuvas, como inundações e alagamentos. A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil ajudará na contenção de riscos. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (11/3).

Nos próximos seis meses, as prefeituras podem pedir apoio ao governo federal para ações emergenciais, como de abastecimento de água potável por caminhão-pipa, de distribuição de comida e de retirada de famílias de áreas de risco.

A exemplo das fortes chuvas que atingem São Paulo desde a noite desse domingo (10), municípios do Amazonas, de Minas Gerais, de Pernambuco, do Piauí, do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina enfrentam alagamentos, inundações, enxurradas e temporais.

Na Bahia, a estiagem prolongada em seis municípios motivou o reconhecimento de situação de emergência. No Ceará, uma cidade também entrou na lista por conta da seca. No Acre, problemas de saúde devido a doenças infecciosas virais fizeram com que o governo reconhecesse o risco.

No fim de fevereiro, seis municípios em situação de emergência receberam R$ 1,1 milhão do governo federal para ações de segurança e intervenções de recuperação em áreas atingidas por desastres naturais. Os municípios que recebem esse tipo de ajuda devem executar as medidas em até 180 dias. Já o prazo para as ações de recuperação é um ano.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters