metropoles.com

Governo do Rio anuncia que leilão da Cedae está mantido para sexta

Alexandre Freitas (Novo) informou que vai entrar com um mandado de segurança para derrubar a votação no parlamento que proibiu a venda

atualizado

Compartilhar notícia

ALERJ/DIVULGAÇÃO
Alerj3
1 de 1 Alerj3 - Foto: ALERJ/DIVULGAÇÃO

Rio de Janeiro – O governo do estado informou que o leilão da Companhia Estadual de Água e Esgotos (Cedae) está mantido para esta sexta-feira (30/4). O anúncio foi feito após a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) ter aprovado, por 34 votos a 22, projeto de decreto legislativo que impede a venda da estatal por maioria de votos no parlamento.

A empresa distribui água e presta serviço de saneamento básico a 64 dos 92 municípios do estado. O leilão é considerado o maior edital de concessão de serviços de saneamento do país.

O valor mínimo do lance é de R$ 10,6 bilhões, com a obrigação dos concessionários de investir pelo menos R$ 1,86 bilhão em regiões mais carentes do Rio. O leilão colocou em lados opostos governo e parlamento.

“Conforme publicado em Diário Oficial Extraordinário desta quinta-feira (29/04), a decisão tem como base o fato de que a concessão dos serviços é dos municípios e da Região Metropolitana, que apenas delegaram a condução do processo ao Estado, na qualidade de mandatário”, informou trecho de nota.

Procurada, a Alerj alegou que aguarda parecer da procuradoria da Casa sobre o anúncio do governo.

O governo do estado ressalta que há decisão do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, que garante a venda da estatal. O deputado Alexandre Freitas (Novo) também garantiu que vai  à Justiça para derrubar o projeto votado nesta quarta-feira, que proíbe a venda.

“Este projeto é um equívoco. Quem perde é a população. Quem lucra é o empregado incompetente que não é demitido. Vou entrar com um mandado de segurança contra a votação na Justiça”, anunciou.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?