metropoles.com

Governo diz que energia foi restabelecida em todo o estado do Amapá

Ministério de Minas e Energia afirmou que segundo transformador foi ligado em Macapá. Rodízio também chega ao fim

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metróples
falta de energia em amapá dificulta a rotina dos moradores do estado1
1 de 1 falta de energia em amapá dificulta a rotina dos moradores do estado1 - Foto: Hugo Barreto/Metróples

O Ministério de Minas e Energia afirmou que 100% do fornecimento de energia no Amapá foi restabelecido nesta terça-feira (24/11). O estado ficou 22 dias com problemas na distribuição de energia elétrica após um incêndio na subestação Macapá, em 3 de novembro.

O anúncio foi feito por uma rede social do ministério. De acordo com a pasta, a energia foi restabelecida após a ativação de um segundo transformador na subestação Macapá. O rodízio no fornecimento também foi encerrado.

O transformador veio do município de Laranjal do Jari (AP). Com a ativação da máquina, o Amapá conta com dois transformadores na subestação Macapá, que conectam o estado ao Sistema Interligado Nacional.

Além disso, o estado é abastecido pela usina hidrelétrica Coaracy Nunes e com geração termoelétrica instalada nesta semana, durante visita do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Instalação de geradores

No sábado (21/11), Bolsonaro visitou o Amapá pela primeira vez desde o início do apagão. Na ocasião, 47 geradores termoelétricos foram instalados na subestação Santa Rita, em Macapá, e em Santana.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, as máquinas foram ativadas para fornecer 45 megawatts de energia para o estado. No entanto, foram fornecidos apenas 20 megawatts e moradores acabaram sendo atingidos pela falta de energia ou instabilidade na distribuição.

No domingo (22/11), habitantes registraram um curto-circuito que gerou explosões em fios de energia em um bairro de Macapá. Segundo as autoridades, o problema foi ocasionado pela fricção entre cabos e não tem relação com os geradores instalados no último sábado.

Dificuldades

Os amapaenses enfrentaram 22 dias de dificuldades com a falta de energia no estado. Moradores sofreram com a escassez de alimento, perda de eletrodomésticos que queimaram com a instabilidade na rede elétrica e o calor excessivo.

Além disso, alguns precisaram estocar comida e água potável. Outros faziam filas em supermercados e postos de gasolina para utilizar a energia de geradores.

0

Outro problema foram as enchentes causadas pelas fortes chuvas na região. Nessa segunda-feira (23/11), diversas áreas de Macapá amanheceram alagadas após a chuva mais forte do ano: foram 74 milímetros de água em menos de uma hora. No fim da tarde, profissionais da prefeitura fizeram a desobstrução dos bueiros da cidade.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?