Governador do Rio anuncia aumento de 10% para os servidores públicos

O anúncio, após sete anos sem reajuste, foi feito na homenagem a policiais civis pelas prisões de mais de mil milicianos

atualizado 01/12/2021 19:11

Eliane Carvalho/Governo do Estado do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro – O governador do Rio, Cláudio Castro, (PL), divulgou um reajuste salarial de 10% para o funcionalismo público. O pagamento, que valerá também para os pensionistas, aposentados e inativos, começará em fevereiro do ano que vem. O servidores estavam há sete anos com os salários congelados.

O anúncio foi feito durante homenagem a policiais pelas prisões de mais de mil milicianos na Cidade da Polícia, no Jacaré, zona norte, na tarde desta quarta-feira (1/12).

0

Pelas contas do governo, o aumento representará pelo menos R$ 3 bilhões ao ano. Em outubro, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) autorizou o Executivo a conceder a recomposição salarial e o reajuste anual para os servidores do estado, de todos os Poderes.

Com a medida, os salários dos servidores poderão ser reajustados de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado entre 6 de setembro de 2017 e 31 de dezembro de 2021.

O índice de reajuste incidirá considerando o salário-base, as gratificações e demais benefícios. A recomposição será paga em três parcelas. A primeira, referente a 50% do IPCA acumulado, será paga no primeiro bimestre de 2022.

Mais lidas
Últimas notícias