Gol anuncia compra de 250 aviões do tipo “carro voador elétrico”

Aeronave emite zero carbono e tem pouso e decolagem verticais. Companhia pretende dar início às viagens em 2025

atualizado 21/09/2021 11:03

Avião "carro voador"Divulgação/Vertical Aerospace

A Gol anunciou, nesta terça-feira (21/9), que pretende adquirir 250 aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical. Os aviões são conhecidos como carros voadores elétricos e são um dos modelos mais avançados em táxi aéreo.

O protocolo de intenções foi firmado com a empresa Avalon via Grupo Comporte, que pertence ao acionista controlador da Gol. O objetivo é iniciar as operações com as aeronaves em meados de 2025. Os aviões são do tipo VA-X4 eVTOL, criados pela empresa britânica Vertical Aerospace.

Na última semana, a Gol anunciou que receberá US$ 200 milhões da parceira American Airlines. Com o acordo, as empresas devem ampliar o compartilhamento de voos.

Neste ano, a companhia aérea Azul e a Embraer anunciaram que fizeram negociações para trazer os “carros voadores” para o Brasil.

0
“Carro Voador”

O VA-X4 é capaz de transportar quatro passageiros e um piloto. A aeronave tem alcance de 160 quilômetros a velocidade de 320 km/h, superior aos 280 km/h que os aviões viajam em média. Além disso, o VA-X4 produz até cem vezes menos ruído que um helicóptero durante o voo de cruzeiro.

A compra faz parte da meta da Gol de atingir a neutralidade de carbono até 2050, uma vez que a aeronave não emite o poluente.

Para entrar na malha aérea, no entanto, o “carro voador” ainda deverá passar por um processo de certificação. A Gol fará um estudo de viabilidade, que inclui a aprovação do veículo pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e uma análise da viabilidade da infraestrutura do país para receber o avião. A previsão é que esse processo seja finalizado até 2024.

Últimas notícias