Goiás recebe mais 131,8 mil doses de vacina contra Covid nesta sexta

A nova remessa tem 69.900 doses da CoronaVac e outras 62.250 da AstraZeneca; este é o 20º envio de imunizantes ao estado de Goiás

atualizado 14/05/2021 8:16

Chegada de novo lote da vacina contra a covid-19 em GoiásVinícius Schmidt/Metrópoles

Goiânia – Goiás recebeu, na madrugada desta sexta-feira (14/5), mais 131,8 mil doses de vacina contra a Covid-19. De acordo com o Governo de Goiás, nesta remessa, 69.600 são da Coronavac, fabricada pelo Instituto Butantan, e 62.250 da AstraZeneca, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

As vacinas serão encaminhadas às 18 regionais de saúde ainda nesta sexta (14). Conforme orientação do Ministério da Saúde, as vacinas da AstraZeneca devem ser reservadas para aplicação do reforço em pessoas imunizadas. Já os imunizantes do Butantan serão usados para possível ajuste do esquema vacinal de pessoas que ainda não receberam a segunda dose em alguns municípios.

0

Além disso, para aquelas cidades que a situação da Coronavac para reforço está regular, será permitido utilizar os imunizantes para avanço na campanha de vacinação, com aplicação da primeira dose. Para isso, os gestores municipais deverão reservar as duas doses, garantindo que o cronograma de imunização dos cidadãos seja completo.

Este é o 20º lote de vacinas contra Covid-19 encaminhado pelo Ministério da Saúde a Goiás.

Gestantes e puérperas

Após uma orientação do Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) suspendeu a vacinação contra a Covid-19 em grávidas sem comorbidades. A imunização em gestantes e puérperas com doenças preexistentes segue normalmente, no entanto, apenas com as vacinas Coronavac e Pfizer.

A determinação vale até que sejam concluídas as análises da morte de uma gestante de 35 anos, em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC), que pode ter ligação com o uso da vacina do consórcio Oxford/AstraZeneca, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz).

Vacinados

Conforme painel on-line da Secretaria de Saúde de Goiás (SES), o percentual de vacinados com a primeira dose, já ultrapassa os 15%, com 1.115.197 pessoas. Já em relação a segunda dose, os vacinados são 560.724, o que representa 7,99% da população goiana.

Atualmente, Goiás mantém a vacinação de idosos acima dos 60 anos, profissionais da saúde e pessoas com comorbidades da Fase 1.

Se enquadram no grupo com doenças preexistentes: pessoas com Síndrome de Down com 18 anos ou mais; pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) com 18 anos ou mais; gestantes e puérperas com comorbidades com 18 anos ou mais; pessoas com as comorbidades definidas no Plano Nacional de Imunização de 55 a 59 anos; e pessoas com deficiência cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Para a vacinação do grupo com comorbidades é necessária apresentação do formulário padrão com a comprovação da doença pré-existente.

Últimas notícias