metropoles.com

Goiás: Caiado anuncia vacinação de professores até o fim de maio

Segundo o governo do estado, após a vacinação a expectativa é de retorno das aulas presenciais no segundo semestre

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Governo de Goiás/Cristiano Borges/Júnior Guimarães
goias caiadao educação
1 de 1 goias caiadao educação - Foto: Divulgação/Governo de Goiás/Cristiano Borges/Júnior Guimarães

Goiânia – A próxima categoria profissional a ser imunizada contra a Covid-19 em Goiás deve ser a dos professores, conforme anúncio do governador do estado, Ronaldo Caiado (DEM), nesta segunda-feira (26/4). Segundo ele, os profissionais da educação devem ser vacinados até o fim do mês de maio.

“Antes do final do mês de maio vocês já vão entrar na vacinação, para voltar a ter uma vida normal nas escolas no segundo semestre”, disse Caiado, durante assinatura de ordem de serviço em uma escola da rede pública da Goiás.

De acordo com o governo, com o avanço da imunização dos idosos, é possível contemplar novos grupos prioritários, conforme determinação do Ministério da Saúde e as diretrizes previstas no Plano Nacional de Imunização (PNI). Trabalhadores da saúde, servidores da segurança pública e de salvamento, assim como das Forças Armadas, já foram contemplados. 

De acordo com o painel on-line da Secretaria Estadual da Saúde (SES-GO), até o momento foram aplicadas 797.668 vacinas contra a Covid-19 referentes à primeira a dose. Já em relação à segunda dose, foram imunizadas 303.471 pessoas.

Goiás recebeu 1.665.280 doses de imunizantes, sendo 1.208.080 da Coronavac e 457.200 da AstraZeneca. Conforme pactuado na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), as secretarias municipais de Saúde devem registrar, de forma obrigatória, as informações sobre as vacinas administradas no módulo Covid-19 do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI Covid-19).

Na madrugada do último dia 23/4, o governo de Goiás recebeu 107,4 mil doses de vacinas contra a Covid-19, o que permitiu avançar na cobertura vacinal de idosos. O 14º lote enviado pelo Ministério da Saúde contém 86 mil unidades da AstraZeneca, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e 21,4 mil da Coronavac, fabricada pelo Instituto Butantan. Das 107,4 mil vacinas recebidas, 86.055 são para a primeira dose e o restante, para segunda dose.

Categoria

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), a instituição vem cobrando a vacinação dos profissionais desde o início da imunização. “O Sintego fiscalizará para que de fato todos os profissionais sejam imunizados antes de voltarem para as escolas. Nosso compromisso sempre foi esse e continuará sendo: volta presencial das aulas, somente mediante vacinação”, diz o sindicato.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?