metropoles.com

Goiânia retoma vacinação de 1ª dose contra Covid; veja o cronograma

Com a chegada de novas doses da vacina, imunização será ampliada para idosos a partir de 62 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Vacina sendo preparada para aplicação em Goiânia
1 de 1 Vacina sendo preparada para aplicação em Goiânia - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Goiânia – A Prefeitura de Goiânia retomou neste sábado (17/4) a vacinação da primeira dose da vacina contra a Covid-19. A imunização de primeira dose foi suspensa por falta de doses e problemas logísticos, no entanto, uma nova remessa de imunizantes chegou a capital nessa sexta (16/4).

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou um novo cronograma de vacinação com programação já confirmada até a próxima terça-feira (20/4). Até lá, estão previstas aplicações de primeiras e segundas doses, com atendimentos por ordem alfabética de grupos de idosos e agendamento para profissionais de saúde.

“Com as novas doses recebidas, conseguimos organizar um cronograma que vai atender boa parte dos grupos prioritários até a próxima semana e, com isso, conseguiremos avançar na imunização da população”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso.

Os idosos que receberão a primeira ou segunda dose poderão procurar qualquer um dos nove postos disponíveis, sendo sete escolas e dois drive-thrus, no Shopping Passeio das Águas e Área I da PUC Goiás, sem necessidade de agendamento, pois será feito por ordem alfabética nos diferentes dias.

Os trabalhadores de saúde que vão receber a segunda dose da vacina AstraZeneca deverão realizar o agendamento pelo aplicativo Prefeitura 24 horas e se dirigir a um dos postos definidos.

A SMS ressalta que as pessoas devem ficar atentas para os dias e horários específicos, uma vez que vários grupos de diferentes doses serão atendidos simultaneamente nos mesmos dias, em diferentes locais.

0
Suspensão

Na capital, a vacinação da primeira dose contra a Covid-19 ficou temporariamente suspensa para o público em geral. Apenas trabalhadores da saúde com idade acima de 50 anos estavam sendo imunizados, por meio de agendamento.

Nesse caso, a vacinação era agendada pelo aplicativo Prefeitura 24 horas e nas instituições determinadas para o atendimento. Para a imunização é necessário apresentar a documentação pessoal (CPF e RG), comprovante de endereço e de vínculo empregatício.

A aplicação da primeira dose para idosos em Goiânia foi suspensa no dia 31/3 e, segundo a Prefeitura de Goiânia, mesmo com a chegada de novas vacinas na quinta-feira da semana passada (8/4), não foi possível retomar a vacinação por questões logísticas. Na capital, até o momento, foram vacinados idosos até 64 anos.

Nova remessa

O estado de Goiás recebeu na madrugada dessa sexta-feira (16/4) mais 187.750 doses de vacinas contra a Covid-19. O anúncio foi feito pelo governador Ronaldo Caiado (DEM), nas redes sociais. O lote inclui 76 mil doses da CoronaVac e 111.750 unidades do consórcio AstraZeneca.

Após conferência das vacinas na Central Estadual de Rede de Frio, as doses já foram distribuídas, ainda na sexta, às 18 Regionais de Saúde para que estas realizem o repasse aos 246 municípios goianos. Conforme documento do Ministério da Saúde, os imunizantes serão destinados para aplicação da primeira e segunda doses.

Do quantitativo de primeiras doses, 5% serão para prosseguir com a imunização das forças de segurança e salvamento, 30% para profissionais e trabalhadores da saúde e o restante para seguimento da vacinação dos idosos.

De acordo com o Governo de Goiás, com o novo lote será possível avançar na vacinação contra a Covid-19 no estado. Já as vacinas para o reforço deverão ser utilizadas respeitando o intervalo de cada imunizante e destinadas aos trabalhadores da saúde e população idosa.

Confira o cronograma da Prefeitura de Goiânia:

Sábado (17/04):

  • Primeira dose para idosos a partir de 62 anos e segunda dose para pessoas a partir de 68 anos: ambos grupos atendidos com iniciais de A a I.
  • Segunda dose da AstraZeneca para trabalhadores da saúde, exclusivamente por agendamento, modalidade pedestre no Shopping Cerrado.

Segunda-feira (19/04):

  • Primeira dose para idosos a partir de 62 anos e segunda dose para pessoas a partir de 68 anos: ambos grupos atendidos com iniciais de J a M.
  • Segunda dose da AstraZeneca para trabalhadores da saúde, exclusivamente por agendamento, modalidade pedestre na Unimed (Espaço Sinta-se Bem) e Shopping Cerrado.

Terça-feira (20/04):

  • Primeira dose para idosos a partir de 62 anos e segunda dose para pessoas a partir de 68 anos: ambos grupos atendidos com iniciais de N a Z.
  • Segunda dose da AstraZeneca para trabalhadores da saúde, exclusivamente por agendamento, modalidade pedestre na Unimed (Espaço Sinta-se Bem) e Shopping Cerrado.

Clique aqui e veja todos os postos de vacinação da capital goiana. 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações