metropoles.com

Goiânia registra mais de 2 mil casos de Covid-19 em 24 horas

Capital goiana registrou 53 mortes no mesmo período; taxa de ocupação dos leitos de UTI está em 97%

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Enterro de vítimas da Covid-19 em cemitério de Goiânia, Goiás
1 de 1 Enterro de vítimas da Covid-19 em cemitério de Goiânia, Goiás - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Goiânia – De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Goiânia (SMS), divulgado nesta sexta-feira (26/3), a capital goiana registrou 2.038 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, com 53 óbitos. A taxa de ocupação de unidade de terapia intensiva está em 97%, com mais de 4 mil pessoas internadas.

Conforme o boletim, no total, são 130.302 casos confirmados da doenças, na última quinta-feira (25/3), o número era 128.264. Atualmente, pessoas 757 pessoas cumprem quarentena em casa, para o tratamento da doenças e, 4.804 estão internadas em UTIs. Os recuperados são 124.763 e as mortes chegaram a 3.444.

Apesar dos números assustadores em razão da pandemia da Covid-19, a Prefeitura de Goiânia, por outro lado, anunciou também que a capital superou a marca de 200 mil doses de vacinas aplicadas. “Cada dose representa a esperança de dias melhores”, diz a publicação da gestão municipal.

No sábado (27/3), a SMS ampliou a imunização para idosos a partir dos 67 anos. Para se vacinar, o idoso deve se cadastrar no aplicativo “Prefeitura 24 horas” e agendar o procedimento.

A SMS destaca a importância do agendamento da vacinação para evitar aglomerações, filas e também para a maior comodidade da população. Todos aqueles a partir de 18 anos, que fizerem o pré-cadastro no aplicativo, receberão um aviso no momento em que a vacina estiver disponível para o seu grupo.

“Com o aplicativo, pretendemos alcançar ainda mais pessoas, de uma forma segura, seguindo os protocolos de segurança de forma que não gere nenhum transtorno para a população”, ressalta o secretário de Saúde, Durval Pedroso.

0
Postos reduzidos

Para a vacinação que começa neste sábado (27/3), serão disponibilizados três postos drive-thru, das 8 às 17 horas. A estimativa é de que aproximadamente 7 mil pessoas sejam vacinadas.

Para receber o imunizante, o idoso deve apresentar cópias do RG, CPF e comprovante de residência. Quem vai receber a segunda dose, deve levar ainda o comprovante da primeira.

Idosos acima de 80 anos de idade também devem realizar o agendamento para receberem a segunda dose. “Queremos deixar claro que o agendamento da segunda dose também deve ser feito pelo aplicativo. É muito importante que esses idosos tomem o reforço para assim garantir a imunização contra a doença”, alerta o superintendente em Saúde, Yves Mauro Ternes.

Confira os três postos na modalidade drive-thru disponíveis para vacinação:

  • Shopping Passeio das Águas.

Endereço: Avenida Perimetral Norte, 8303 – Fazenda Caveiras. Acesso exclusivo pela entrada da Av. Perimetral

  • Pontifícia Universidade Católica de Goiás – Área 1

Endereço: Rua 235, 722 – Setor Leste Universitário.

  • Shopping Cerrado

Endereço: Av. Anhanguera, 10.790 – Setor Aeroviário

Expectativa

Desde a manhã desta sexta-feira (26/3), os goianienses estão na expectativa da publicação de um novo decreto, que determinará novas medidas para o enfrentamento da Covid-19, na capital goiana. Goiânia passou por 14 dias de atividades não essenciais suspensas e a previsão é de que haja um rodízio modular de atividades por região.

Uma coletiva para a divulgação das novas medidas chegou a ser anunciada, mas foi suspensa após reunião do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos) com o governador Ronaldo Caiado (DEM) e demais entidades responsáveis pela tentativa de frear o contágio do coronavírus em Goiás.

Por meio de nota, a Prefeitura de Goiânia informou que recebeu novos dados epidemiológicos da pandemia e, por isso, o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 estaria avaliando quais as novas medidas a serem adotadas no município.

“As decisões precisam ser analisadas em todos os aspectos para que se construa um equilíbrio entre a saúde pública e econômica da capital. As medidas atuais valem até domingo (28/3)”, diz a nota.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?