metropoles.com

Goiânia: Câmara quer aumentar de 35 para 39 o número de vereadores

Projeto justifica o novo número devido ao crescimento da população de Goiânia (GO). Proposta foi aprovada em 1ª votação nesta quarta (7/12)

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Ascom Câmara de Vereadores
Imagem da entrada da Câmara de Vereadores de Goiânia - Metrópoles
1 de 1 Imagem da entrada da Câmara de Vereadores de Goiânia - Metrópoles - Foto: Divulgação/Ascom Câmara de Vereadores

Goiânia – A Câmara Municipal da capital goiana aprovou, nesta quinta-feira (7/12), em primeira votação, o aumento no número de vereadores. A proposta passa o número de parlamentares de 35 para 39 a partir de 2025. A justificativa seria para as novas quatro vagas é o aumento da população na capital. O projeto ainda passará por uma segunda votação.

O projeto estabelece que o número de vereadores é definido de acordo com a população da cidade. Dessa forma, pela proposta, a mudança para 39 vereadores aconteceria quando a população atingir mais de 1,5 milhão de habitantes e deve se manter até quando houver 1,8 milhão.

Conforme a Casa Legislativa, o aumento no número de políticos não deve aumentar os gastos da Câmara, porque os custos são pagos com uma parcela fixa do Orçamento Geral do Município. Caberá aos vereadores encaixar os salários dos novos parlamentares e de suas equipes dentro desse valor repassado.

O projeto deve ser votado novamente depois de um intervalo de no mínimo dez dias.

Aumentos previstos

Caso o projeto seja aprovado definitivamente, ficam estabelecidas as novas quantidades de vereadores de acordo com o crescimento da população. Quando a capital tiver entre 1,8 milhão e 2,4 milhões, o número de parlamentares será de 41.

O maior número previsto na proposta é de 55 vereadores. Esse total só deve acontecer quando Goiânia atingir mais de 8 milhões de habitantes.

Compartilhar notícia