metropoles.com

GO: sancionada lei que proíbe piercings e tatuagens em cães e gatos

Intervenções podem causar a morte de cães e gatos; projeto foi criado pelo deputado estadual Cairo Salim (PSD) e sancionado pelo governador

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
goias tatuagem caes e gatos
1 de 1 goias tatuagem caes e gatos - Foto: Reprodução

Goiânia – O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), sancionou uma lei que proíbe tatuagens e piercings em cães e gatos. Apesar de divulgada nesta semana pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), a lei está em vigor desde o último dia 16. O infrator que descumprir a lei nº 21.778 pode pagar uma multa de R$ 1,5 mil por cada animal atingido.

O projeto foi criado pelo deputado estadual Cairo Salim (PSD). No texto, o parlamentar argumenta que se trata de um procedimento cruel e doloroso, com finalidade estética e que pode adoecer ou matar os animais, comprovados por pesquisas clínicas e vasto arcabouço teórico científico.

‘‘Cabe ressaltar que os problemas vão além de toda dor infligida aos animais tatuados, podem gerar, ainda, diversas outras complicações, como reações alérgicas à tinta e ao material utilizado no procedimento, infecções, cicatrizes, queimaduras e irritações crônicas’’, destaca o parlamentar.

Ainda de acordo com Salim, causar dor e sofrimento a um animal é uma prática cruel, proibida pela Carta Magna, e que pode levar à prisão os infratores, de acordo com o art. 32 da Lei nº 9.605, de 1998, Lei de Crimes Ambientais.

Um trecho da lei descreveu que a forma como serão feitas a fiscalização para o cumprimento da lei e da instauração de processo administrativo serão regulamentadas por um órgão competente. Apesar disso, tal órgão não foi citado no documento.

Goiânia

A Prefeitura de Goiânia também sancionou uma lei que proíbe fazer tatuagens e piercings em animais para fins estéticos na capital, em dezembro de 2021. O projeto foi de autoria da vereadora Lucíula do Recanto (PSD).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?