metropoles.com

GO: família faz vaquinha para menino que teve perna decepada por trem

Vaquinha objetiva comprar prótese para o menino de 12 anos, que teve a perna amputada na altura da coxa, após acidente no Entorno do DF

atualizado

Compartilhar notícia

Arquivo pessoal/Leia Costa
goias garoto perna decepada
1 de 1 goias garoto perna decepada - Foto: Arquivo pessoal/Leia Costa

Goiânia – A família do menino de 12 anos que teve a perna decepada por um trem no município goiano de Luziânia, no Entorno do Distrito Federal (DF), faz uma vaquinha on-line com intuito de arrecadar R$ 15 mil, para a prótese do garoto. João Emanuel teve a perna amputada na altura da coxa depois que as rodas do veículo de cargas passaram por cima dele. No momento do acidente, o menino voltava da escola e brincava no local.

De acordo com a mãe do garoto, Leia França Costa, de 36 anos, apesar do grande trauma, o garoto se recupera bem. “Ele foi atendido no Hospital de Base de Brasília e segue fazendo tratamento lá. Existe a chance de conseguirmos a prótese pela unidade de saúde, mas ainda não existe nem uma previsão para que isso aconteça. O João está bem, mas às vezes fica meio triste, sente falta da prótese, principalmente para ir a escola”, disse a Leia ao Metrópoles.

0

Segundo a mãe do garoto, mesmo com todo esse susto, ela se surpreendeu com a força e calma do filho. “Quando recebi a ligação do socorrista fiquei desesperada, então cheguei no hospital antes do pessoal do Samu. Quando eu vi o meu filho, ele estava calmo, tranquilo, segurando a perna, então eu não quis nem chorar perto dele”, completa Leia.

Amputação

Leia contou ao portal que João Emanuel teve a perna amputada na altura da coxa. Segundo ela, a explicação da equipe médica para o fato foi a de que o ferimento na perna do garoto estava muito sujo e infectado. “O médico me disse que o ferimento tinha muito mato, terra, pelo lugar onde aconteceu e não era possível higienizar e correr mais riscos. A amputação foi na coxa para que ele [João Emanuel] tivesse uma recuperação melhor”.

Conforme explicação da mãe, que também é técnica em enfermagem, o menino segue em tratamento no Hospital de Base, mas também pleiteia uma vaga na Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação.

Leia contou ainda que trabalhava em atendimento de home care antes do acidente do filho, no entanto, está sem emprego para cuidar do garoto e dos outros três filhos, por isso, a iniciativa da vaquinha seria de grande ajuda. O objetivo é arrecadar R$ 15 mil e arcar com as despesas da prótese.

Perna decepada

João Emanuel teve a perna decepada por um trem em Luziânia, no Entorno sul do Distrito Federal. A ocorrência foi atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que informou que o menino brincava nos trilhos quando se desequilibrou, caiu e o veículo de cargas passou por cima da perna dele.

Segundo o coordenador-geral do SAMU do Entorno Sul, Fernando Neves, os trilhos estão localizados no bairro Jardim Planalto, região residencial e que funciona como um ponto final da linha de trem, inclusive com uma estação de manutenção. Conforme explicação ao Metrópoles, as crianças têm como hábito brincar no local. O acidente aconteceu na tarde do último dia 25 de novembro.

“O local do acidente é como se fosse um ponto final do trem, que anda em velocidade baixa. Apesar de não ser o correto, as crianças têm o costume de brincar no local, ficar atravessando de um lado para o outro e em uma dessas travessias o garoto se desequilibrou e caiu. A roda passou na perna dele, mas pelo peso da máquina, poderia ter sido fatal”, afirmou Neves.

Compartilhar notícia