Goiânia – A ex-deputada federal Íris de Araújo, mais conhecida como Dona Iris, teve alta do Hospital Israelita Albert Einstein, na capital goiana, na manhã desta terça-feira (29/11). Ela estava internada há cerca de 15 dias, após um diagnóstico de infecção nos rins, e chegou a ficar na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Íris de Araújo Rezende Machado, que tem 79 anos, é viúva do ex-prefeito de Goiânia e ex-governador de Goiás Iris Rezende. Ela foi acometida por uma infecção nos rins chamada pielonefrite, que evoluiu para uma Síndrome da Angústia Respiratória Aguda (Sara).

Ex-deputada federal Íris de Araújo (MDB-GO) e ex-governador e ex-prefeito Iris Rezende (MDB-GO)Reprodução/redes sociais

Íris de Araújo foi deputada federal pelo MDB entre 2007 e 2015Gustavo Lima/Câmara dos Deputados

Íris de Araújo (MDB-GO) foi casada com o ex-governador Iris Rezende (MDB-GO)Gustavo Lima/Câmara dos Deputados

Ex-deputada federal Íris de Araújo (MDB-GO)Brizza Cavalcante/Câmara dos Deputados
Em razão do quadro agravado, Dona Iris chegou a ficar oito dias na UTI, mas teve uma evolução clínica favorável.
Missa
A internação de Dona Íris aconteceu no último dia 9 de novembro, cinco dias após a missa de um ano de falecimento de Iris Rezende. O ex-governador morreu em novembro do ano passado, após um longo período de internação, depois de um AVC.
Apesar de grave, o quadro de Dona Íris é estável, segundo a filha Ana Paula Machado. Um dia antes da hospitalização, Dona Íris também participou da inauguração de um busto de Iris Rezende na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Dona Íris sempre foi muito atuante na política. Além do trabalho desenvolvido quando Iris Rezende ocupou cargos no Executivo, ela foi deputada federal por dois mandatos seguidos, entre 2007 e 2015. Na Câmara dos Deputados, teve papel de destaque em plenário e comissões.