metropoles.com

GO: Aparecida oferece a catadores de recicláveis serviços de prevenção à saúde

Ações do Projeto Pró-Catador abrangem trabalhadores de duas cooperativas de materiais recicláveis da cidade e serão divididas em 4 eventos

atualizado

Compartilhar notícia

Ênio Medeiros/Prefeitura de Aparecida de Goiânia
goias catadores aparecida de goiania
1 de 1 goias catadores aparecida de goiania - Foto: Ênio Medeiros/Prefeitura de Aparecida de Goiânia

Goiânia – Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos catadores  de materiais recicláveis, o município de Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da capital goiana, promove ações de saúde e de prevenção de doenças que serão realizadas pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – Regional de Aparecida (CEREST) da Secretaria de Saúde. A iniciativa faz parte do Projeto Pró-Catador e a primeira sessão será nesta quarta-feira (7/6).

Embasado na estratégia de mesmo nome do governo federal, o Projeto foi idealizado pelo CEREST estadual e conta com a parceria do CEREST de Aparecida e da Superintendência de Vigilância em Saúde de Aparecida (Vigilância Epidemiológica e coordenação de Imunização).

Cooperativas contempladas

A superintendente de Vigilância em Saúde, Daniela Fabiana Ribeiro, informa que duas cooperativas de catadores de Aparecida receberão ações do Projeto Pró-Catador divididas em duas etapas em cada uma. Nesta quarta-feira, 7 de junho, e em 30 de agosto para 13 cooperados na Cooperativa de Catadores de Lixo de Aparecida (COOCAP), e nos próximos 5 de julho e 11 de outubro para 18 cooperados na Cooperativa de Trabalho de Recicláveis Feminina de Aparecida (COORFAP).

De acordo com a diretora de Vigilância Epidemiológica, Fabíola Luz, as atividades nas cooperativas têm foco na motivação e valorização dos catadores para “melhorar a qualidade de vida, promover o bem-estar profissional, humanizar o ambiente de trabalho e integrar as pessoas em momentos de cuidado e aprendizado para viver mais e melhor”.

Nos quatro eventos nas duas cooperativas o cronograma será o seguinte:

  • 8h30: Recepção dos catadores com CEREST de Aparecida e estadual
  • 9h: Lanche
  • 9h30: Fiscalização / Roda de conversa com Fiscal do CEREST estadual e fiscal de Segurança do Trabalho
  • 10h: Vacinas com a coordenação de Imunização e testagem de HIV, sífilis e hepatite com o Centro de Testagem e Aconselhamento Itinerante (CTA)
  • 10h30: Bazar solidário
  • 11h: Encerramento com CEREST de Aparecida e CEREST Estadual

Desafios do setor

Para a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SMS, Gislene Marques de Lima, as ações visam “ajudar os catadores de materiais recicláveis , que desenvolvem uma atividade de grande importância ambiental e benéfica a toda sociedade, com as adversidades do seu ambiente de trabalho, tais como a informalidade, a violência, a exclusão social e a exposição a riscos à saúde, dentre outras”.

Já a chefe do CEREST de Aparecida, Leliana Alves da Fonseca, enfatiza que esses catadores ganharam mais visibilidade social com os movimentos de preservação ambiental que estimularam o surgimento de cooperativas de materiais recicláveis, “mas que ainda há muito a se fazer para fortalecer o setor e cuidar dessas pessoas que fazem um trabalho essencial para todo o planeta. ”

Ações planejadas

Nesse sentido, a enfermeira da Vigilância Bárbara dos Santos aponta que nas ações serão ofertadas a imunização e a atualização dos cartões de vacinas dos cooperados, testagem para infecções sexualmente transmissíveis, doação de preservativos, palestras educativas, rodas de conversas, lanches, momentos de socialização e inspeções educativas.

Com informações da Prefeitura de Aparecida de Goiânia

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?