metropoles.com

Confira como a GLO no Rio e SP vai afetar a vida do cidadão comum

A Garantia da Lei e da Ordem (GLO) entra em vigor nesta segunda-feira (6/11), e o presidente Lula cedeu no emprego da medida

atualizado

Compartilhar notícia

Foto: Governo do Estado
foto colorida de aeroporto com pessoas andando glo
1 de 1 foto colorida de aeroporto com pessoas andando glo - Foto: Foto: Governo do Estado

A operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) entra em vigor nesta segunda-feira (6/11) e foi decretada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na quarta-feira (1º/11) passada. A medida afeta os aeroportos e portos do Rio de Janeiro e de São Paulo, que, agora, passam a permitir a atuação das Forças Armadas.

Na semana retrasada, Lula havia dito que não haveria GLO “enquanto ele fosse presidente”. No entanto, foi convencido pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, quanto a uma “alternativa” de implementação. A medida inclusive chegou a causar revolta na Receita Federal, por não incluir o órgão na operação.

O uso das Forças Armadas ocorrerá em um total de cinco locais, onde atuam principalmente as forças da Marinha e da Aeronáutica, que já destinaram um quantitativo para intensificar as inspeções em portos e aeroportos.

As inspeções nos portos visam, em princípio, combater o tráfico de drogas – já que isso ocorre principalmente por mar. As verificações portuárias incluem a inspeção de contêineres e embarcações e, nesta segunda-feira (6/11), já foi registrado o uso de cães farejadores e aparelhos para scan.

Já as inspeções em aeroportos incluem a verificação de aeronaves, passageiros e bagagens. É válido destacar que as bagagens são verificadas rotineiramente nos aeroportos, principalmente no raio-X, durante a travessia do objeto na máquina.

GLO em 3 portos e 2 aeroportos

O uso das Forças Armadas ocorre em três portos e dois aeroportos do Rio de Janeiro e de São Paulo. A medida vale até maio do ano que vem, de acordo com o documento.

A ideia é principalmente o combate ao crime organizado, e a expectativa é que a presença dos militares dificulte a circulação de armas, drogas e criminosos pelos terminais de passageiros e de cargas de dois dos estados mais ricos e populosos do país.

Quais portos e aeroportos serão afetados

  • porto do Rio de Janeiro;
  • porto do Itaguaí (RJ);
  • porto de Santos (SP);
  • Aeroporto Internacional do Galeão (RJ);
  • Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP).

A atuação será realizada de forma articulada com órgãos de Segurança Pública, como a Polícia Federal (PF) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?