metropoles.com

Gleisi ataca Justiça Eleitoral e Moraes rebate: “Afirmações errôneas”

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, reclamou de multas aplicadas pelo TSE durante sessão na Câmara e foi rebatida por Moraes

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Gleisi Hoffmann PT
1 de 1 Gleisi Hoffmann PT - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, criticou a Justiça Eleitoral e a atuação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante sessão na Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (21/9).

“Um dos únicos lugares que têm Justiça Eleitoral do mundo é o Brasil, o que já é um absurdo”, afirmou Gleisi Hoffmann.

A petista disse que não era “exequível”  o pagamento das multas aplicadas aos partidos que descumprem com as regras eleitorais.

Confira fala da presidente do PT:

As falas de Gleisi Hoffmann lembram as declarações do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que por muitas vezes se posicionou contra a atuação do TSE durante as Eleições de 2022. O ex-chefe do Executivo também teceu duras críticas à gestão de Alexandre de Moraes na presidência da Corte Eleitoral.

Inclusive, o TSE decidiu pela inelegibilidade de Bolsonaro depois que ele se reuniu com embaixadores no Palácio do Planalto em 18 de julho de 2022 para condenar o sistema eleitoral. A Corte entendeu que o ex-presidente agiu com abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.

Repercussão

Em nota, o ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE, classificou como “errôneas” as declarações da dirigente do PT e afirmou que as falas sobre a Justiça Eleitoral são “fruto do total desconhecimento sobre sua importância, estrutura, organização e funcionamento”.

“A Justiça Eleitoral atua com competência e transparência, honrando sua histórica vocação de concretizar a Democracia e a autêntica coragem para lutar contra as forças que não acreditam no Estado Democrático de Direito e pretendem obstar que atue no sentido de garantir o cumprimento da Constituição Federal e da legislação”, destacou Alexandre de Moraes.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?