Eleição 2026

Quaest: maioria acha que Lula não deve se candidatar e quer que Bolsonaro apoie outro nome

Levantamento também aponta que 76% consideram que o ex-presidente Jair Bolsonaro deveria apoiar outro candidato

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução
Montagem colorida com imagens de Lula e Bolsonaro datafolha filiação - Metrópoles
1 de 1 Montagem colorida com imagens de Lula e Bolsonaro datafolha filiação - Metrópoles - Foto: Reprodução

Nova pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (9/10) aponta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não deveria se candidatar à reeleição em 2026, conforme 56% dos entrevistados. Outros 42% pensam o contrário. Contudo, a diferença de 14 pontos percentuais é a menor registrada no levantamento desde maio, quando chegou a 34 pontos (66% contra e 32% a favor da candidatura).

Já o percentual dos que consideram que o ex-presidente Jair Bolsonaro deveria apoiar outro candidato repetiu os 76% registrados na pesquisa de setembro.

A mesma pesquisa, porém, revela que Lula lidera em todos os cenários, seja no primeiro ou segundo turno, para as eleições de 2026. Conforme o instituto, os resultados são semelhantes aos dois últimos levantamentos, de agosto e setembro deste ano.

No primeiro cenário estimulado, Lula aparece com 35% das intenções de voto, seguido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), com 26%, e pelo governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), com 10%.

Na sequência, vêm Ciro Gomes (PDT), com 9%, Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União Brasil), ambos com 3%. Indecisos somam 4%, e 10% declararam voto branco, nulo ou que não irão votar.

A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 5 de outubro. Foram feitas 2.004 entrevistas presenciais com brasileiros de 16 anos ou mais. A margem de erro estimada é de 2 pontos percentuais.

Perfis

Entre os perfis dos entrevistados da pesquisa, 96% dos lulistas defendem uma nova candidatura de Lula, e 75% da esquerda não lulista consideram que Lula deveria se candidatar novamente.

Entre os independentes, que não têm candidato definido, 66% acham que Lula não deveria concorrer à Presidência novamente. Na direita bolsonarista, 97% não querem uma tentativa de reeleição de Lula, e 89% da direita não bolsonarista têm a mesma opinião.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?