metropoles.com

Damares indica general Franklimberg ao comando da Funai

Ele esteve à frente do órgão durante o governo Temer. Freitas ficará no lugar de Azelene Inácio, que será exonerada a pedido de Moro

atualizado

Compartilhar notícia

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO AMAZONAS/DIVULGAÇÃO
funai
1 de 1 funai - Foto: ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO AMAZONAS/DIVULGAÇÃO

Franklimberg Ribeiro de Freitas deve voltar a ser presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai). A escolha foi feita por Damares Alves, ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, pasta à qual a Funai agora está vinculada. O general comandou o órgão até abril de 2018, quando foi demitido pelo então presidente Michel Temer (MDB), após pressão da bancada ruralista do Congresso Nacional.

À época, cerca de 40 deputados e senadores teriam assinado um documento, apresentado a Temer pelo deputado ruralista Alceu Moreira (MDB-RS), pedindo a saída de Freitas. O argumento era que ele não estava colaborando com o setor.

A indicação de Freitas foi confirmada por funcionários do alto escalão da Funai, sob a condição de anonimato. O martelo já teria sido batido, mas o governo de Jair Bolsonaro (PSL) espera a publicação do nome de Franklimberg Ribeiro de Freitas no no Diário Oficial da União (DOU) para se pronunciar.

O retorno do ex-presidente foi comemorado pelos funcionários da Funai. Os servidores enxergam no general um homem mais ligado aos indígenas que o então presidente Wallace Barros.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?