metropoles.com

G20: Lula associa descompromisso com o meio ambiente à tragédia no RS

Na Índia, com a cúpula de chefes de Estado do G20, Lula falou sobre “emergência climática sem precedentes” e citou caso no Rio Grande do Sul

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
Imagem colorida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reunido com a cúpula do G20
1 de 1 Imagem colorida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reunido com a cúpula do G20 - Foto: Divulgação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre as 41 mortes registradas – até o momento – após a passagem do ciclone extratropical pelo Rio Grande do Sul. Para o chefe do Executivo brasileiro, a tragédia está ligada ao descompromisso com a emergência climática. A fala ocorreu durante discurso na abertura da 18ª Cúpula do G-20, que ocorre em Nova Delhi, na Índia.

“O descompromisso com o meio ambiente nos leva a uma emergência climática sem precedentes. O aquecimento global modifica o regime de chuvas e eleva o nível dos mares”, disse Lula.

Em seguida, o presidente reforçou que as mudanças fazem com que as secas, enchentes e queimadas se tornem mais frequentes. Lula, então, lembrou a tragédia no Sul do Brasil.

“Agora mesmo no Brasil, o estado do Rio Grande do Sul foi atingido por um ciclone que deixou milhares de desabrigados e dezenas de vítimas fatais”, pontuou.

“Os efeitos da mudança do clima não são sentidos por todos da mesma forma. São os mais pobres, mulheres, indígenas, idosos, crianças, jovens e migrantes os mais impactados”, enfatizou o titular da República.

Governo reage a críticas

Lula foi criticado por não ter visitado o Rio Grande do Sul, região que acumula 41 mortes devido a enchentes geradas pela passagem de um ciclone extratropical.

Segundo a Defesa Civil, são 46 pessoas desparecidas, 3.193 desabrigadas e 8.256 desalojadas.

Em meio a críticas, o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, anunciou que vai ao Rio Grande do Sul neste domingo (10/9), acompanhado de ministros. O governo informou que repassará R$ 800 para cada pessoa atingida pelo ciclone no estado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações