metropoles.com

Fux lamenta mortes de Dom e Bruno: “A luta jamais será esquecida”

Presidente do STF e do CNJ afirmou que vai acompanhar os desdobramentos e a efetiva punição dos eventuais culpados

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Presidente do STF, Luiz Fux
1 de 1 Presidente do STF, Luiz Fux - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) divulgou nesta quinta-feira (16/6) nota em nome da Corte e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que também preside, manifestando “profundo pesar” pela confirmação dos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips no Vale do Javari, no Amazonas.

“O Grupo de Trabalho criado no âmbito do CNJ vai acompanhar os desdobramentos e a efetiva punição dos eventuais culpados, para garantia da célere prestação da justiça”, diz a nota assinada por Fux. “Este acompanhamento será feito pelos representares da sociedade civil que compõem os Observatórios”, informa ainda o texto.

Fux, por fim, diz que “manifesta extrema tristeza pelos acontecimentos e afirma às famílias e aos amigos que a luta do indigenista e do jornalista para garantia dos direitos humanos e da preservação da Amazônia jamais será esquecida”.

0

Na quarta-feira (15/6), a Polícia Federal confirmou ter encontrado restos humanos na região que foi apontada por um dos suspeitos como o local onde os corpos foram escondidos.

O material viajou de avião para Brasília, onde vai passar por perícia visando uma identificação.

Investigação

Ao menos cinco pessoas são investigadas por envolvimento nas mortes do jornalista inglês e do indigenista. Duas já estão presas: Amarildo da Costa Oliveira, o Pelado, e o irmão dele Oseney da Costa de Oliveira, conhecido como Dos Santos. Um terceiro teria auxiliado na execução, outro na ocultação dos corpos, e o quinto seria o mandante. Os nomes dos três, entretanto, não foram revelados.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?