metropoles.com

Fundo de R$ 1,7 bilhão poderá ajudar a reconstruir comunicações no RS

Ministro das Comunicações afirmou que recursos serão operacionalizados pelo BNDES, com juros de mercado

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/ marinha do Brasil
Marinha do Brasil presta apoio à população do Rio Grande do Sul - Metrópoles
1 de 1 Marinha do Brasil presta apoio à população do Rio Grande do Sul - Metrópoles - Foto: Divulgação/ marinha do Brasil

O Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) poderá utilizar recursos para a recuperação das redes de comunicação do Rio Grande do Sul que foram afetadas pela tragédia climática. A reserva tem capital acumulado de R$ 1,7 bilhão.

O anúncio foi feito pelo ministro das Comunicações, Juscelino Filho, nesta quarta-feira (8/5). Ele acrescentou que a operacionalização dos recursos seria feita pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com juros de mercado. O Fust tem como finalidade servir a novos projetos que visem a conectividade.

“Nosso objetivo é garantir que as empresas, sejam elas grandes ou pequenas, possam restabelecer os serviços de comunicação”, disse Filho.

O Rio Grande do Sul ainda tem, conforme o Ministério das Comunicações, cinco cidades sem os serviços de telecomunicações. São eles: Arroio do Meio, Encantado, Estrela, Pouso Novo e Progresso.

Uma das preocupações no momento é a comunicação em hospitais de campanha, centros de comando de crise e também abrigos. Por este motivo, o ministério ofertou 34 antenas de emergência da Telebras para estes estabelecimentos.

Os clientes de operadoras que estejam inadimplentes poderão usar a rede dada a situação de calamidade na região. Aqueles que possuem serviço pré-pago, mas que estejam sem créditos também poderão efetuar comunicações onde a rede esteja funcionando.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?