metropoles.com

Fundo Amazônia: EUA definirá valor a ser doado nas próximas semanas

Lula esteve em Washington na última sexta-feira (10/2). EUA já anunciou que pretende contribuir com fundo, mas valor não foi especificado

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Embaixada dos EUA
embaixadora e presidente Lula
1 de 1 embaixadora e presidente Lula - Foto: Divulgação/Embaixada dos EUA

A embaixadora dos Estados Unidos (EUA) no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley, afirmou nesta quarta-feira (15/2) que o governo norte-americano deve anunciar, “nas próximas semanas”, o valor que irá doar ao Fundo Amazônia, mecanismo de financiamento a ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento da floresta.

“Ficamos muito felizes de fazer parte [do fundo]. O Congresso dos Estados Unidos vai tomar as decisões e eles poderão e farão a determinação dos valores exatos autorizados, a Casa Branca e o Congresso. Primeiro, a Casa Branca, e depois, o Senado, trabalharão juntos para estabelecerem os valores exatos”, declarou a embaixadora.

“Prevemos que nas próximas semanas o valor será divulgado. Estamos muito entusiasmados”, acrescentou Elizabeth.

A embaixadora fez um pronunciamento soibre a reunião entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Joe Biden em Washington (EUA), na última sexta-feira (10/2). Após o encontro bilateral, o governo norte-americano anunciou que pretende contribuir com o Fundo, mas não especificou o valor.

França e UE avaliam doar para o Fundo Amazônia, diz ministra francesa

Elizabeth defendeu ainda que o presidente norte-americano Joe Biden enxerga o colega brasileiro, Lula, como um “forte aliado”. Segundo ela, a entrevista privada entre os presidentes, prevista para durar 15 minutos, se estendeu por mais de uma hora, em um “sinal claro da sinergia” entre os dois.

“Biden viu que ele tem um forte parceiro e aliado no presidente Lula e posso afirmar, em primeira mão, que eles estabeleceram uma parceria continua nos próximos meses e anos”, afirmou a embaixadora nesta quarta-feira (15/2), durante coletiva de imprensa.

Entre os tópicos tratados como prioridade para os dois líderes, a defesa da democracia, o combate à desinformação, a defesa dos direitos humanos e da igualdade racial, estiveram entre os pontos centrais. Elizabeth ressaltou a pauta climática e a importância do Fundo Amazônia para o governo norte-americano.

A embaixadora avalia que encontro da última semana na Casa Branca “foi uma das mais significativas reuniões entre um presidente brasileiro e americano em anos, talvez em décadas”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?