metropoles.com

Flávio chama ex-assessor de Moraes durante julgamento de Bolsonaro

Eduardo Tagliaferro falou sobre supostos excessos e ordens ilegais do ministro em 2022. Moraes é relator da ação contra Bolsonaro

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução
Frota Eduardo Tagliaferro Moraes
1 de 1 Frota Eduardo Tagliaferro Moraes - Foto: Reprodução

A Comissão de Segurança Pública do Senado, presidida pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), realizou uma audiência pública com Eduardo Tagliaferro (à esquerda na imagem), ex-assessor do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, nesta terça-feira (2/9). A sessão se deu simultaneamente ao julgamento contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de Golpe.

Tagliaferro depõe, de forma remota, ao colegiado sobre supostos excessos e ordens ilegais de Moraes quando era presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2022, durante as eleições gerais. O evento foi dominado por integrates do bolsonarismo, como Magno Malta (PL-ES) e Eduardo Girão (Novo-CE).

Ao abrir a sessão, Flávio, filho de Bolsonaro, criticou o julgamento que se inicia no STF. Disse que o caso é uma “farsa” e disse que Moraes, que é relator da ação penal “não tem sanidade mental para ser ministro do Supremo”.

Na primeira metade da sessão do julgamento desta terça, Moraes leu o relatório sobre o processo depois de defender a atuação do Supremo. Afirmou que o Brasil e suas instiuições foram “firmes” e impediram “inúmeros retrocessos”. Também declarou que a Corte não aceitará coações.

“Existindo provas, acima de qualquer dúvida razoável, as ações penais serão julgadas procedentes e os réus condenados. Havendo prova da inocência ou mesmo qualquer dúvida razoável sobre a culpabilidade dos réus, os réus serão absolvidos. Assim se faz a justiça. Esse é o papel do Supremo Tribunal Federal, julgar com imparcialidade e aplicar a justiça a cada um dos casos concretos. Repentemente de ameaças ou coações, ignorando pressões internas ou externas. Lamentavelmente, no curso”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?