metropoles.com

Fiocruz alerta para nível crítico de 96% de ocupação em UTIs no Rio

Boletim do instituto mostra preocupação com a capital do estado e outras cidades pelo Brasil, por conta das novas variantes do coronavírus

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Começa a vacinação contra a Covid-19 para adolescentes com 17 anos. ( UBS 1 do Núcleo Bandeirante )
1 de 1 Começa a vacinação contra a Covid-19 para adolescentes com 17 anos. ( UBS 1 do Núcleo Bandeirante ) - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Rio de Janeiro – Nesta quarta-feira (25/8), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio de uma edição extraordinária do Boletim Observatório Covid, divulgou a preocupante situação do Rio de Janeiro, com 96% dos leitos de UTI ocupados na capital.

O levantamento mostra dados da semana de 15 a 21 de agosto em todo o país e analisa também um declínio no número absoluto de casos e de óbitos. No entanto, chama atenção para a estagnação na melhora de algumas faixas etárias, especialmente de idosos.

A partir do documento, os pesquisadores destacam que, apesar das vacinas contribuírem para a redução de casos graves da doença, internações e óbitos, “o surgimento e o espalhamento de novas variantes devem manter os serviços de vigilância em saúde em alerta, com amplo uso de testes, detecção de casos, isolamento e quarentena”.

0
Outros dados

O boletim da Fiocruz também aponta que Roraima é o único estado com taxa de ocupação de leitos de UTI acima de 80% para adultos no Sistema Único de Saúde (SUS). Já as capitais Rio de Janeiro (RJ) e Boa Vista (RR), apresentam níveis críticos, com percentuais de ocupação equivalentes a 96% e 84%, respectivamente.

Além disso, a média diária de novos casos aumentou 0,6% e a de óbitos teve uma redução de 1,5% em comparação à semana anterior. Já a letalidade caiu de 3% para 2,6%.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?