Facebook e Instagram marcam post de Bolsonaro como “informação falsa”

Vídeo de 2019 faz referência a reportagem de um veículo de imprensa sobre o discurso do presidente em Davos

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
O presidente Jair Bolsonaro participa do Lançamento da plataforma Participa + Brasil, no Palácio do Planalto
1 de 1 O presidente Jair Bolsonaro participa do Lançamento da plataforma Participa + Brasil, no Palácio do Planalto - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

As redes sociais Facebook e Instagram marcaram com aviso de “informação falsa” vídeo publicado na última segunda-feira (26/4) nos perfis do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

O vídeo compara títulos em espanhol e português de reportagem de um veículo de imprensa sobre o discurso que ele fez no Fórum Econômico Mundial em 2019.

Na legenda, Bolsonaro escreveu: “Se você não lê jornal está sem informação, sê lê está desinformado”.

“Bolsonaro anima os executivos de Davos a investir no Brasil’ […]. Ou seja, uma manchete positiva, uma reportagem positiva sobre a participação dele. Aí eu fui ver a mesma publicação na parte brasileira do jornal, ou seja, esse aqui é o jornal que vai para o Brasil: ‘O breve discurso de Bolsonaro decepciona em Davos’. Ou seja, o contrário do que está publicado na Espanha, a mesma repórter”, diz um homem no vídeo publicado pelo presidente.

Facebook e Instagram marcam post de Bolsonaro como “informação falsa” - destaque galeria
2 imagens
Facebook e Instagram marcam post de Bolsonaro como “informação falsa” - imagem 2
Facebook e Instagram marcam post de Bolsonaro como “informação falsa” - imagem 1
1 de 2

Reprodução/ Instagram
Facebook e Instagram marcam post de Bolsonaro como “informação falsa” - imagem 2
2 de 2

Reprodução/ Facebook

Ambas as redes sociais sinalizaram a publicação como informação falsa: “As mesmas informações foram conferidas por verificadores de fatos independentes em outra publicação” e “Verificadores de fatos independentes afirmam que essa informação não se baseia em fatos”.

O vídeo

O vídeo publicado por Bolsonaro faz referência a uma reportagem de 2019, quando o presidente fez sua estreia em Davos, logos após a posse como chefe do Executivo federal.

Segundo a agência de checagem, o jornal publicou a mesma reportagem com títulos diferentes em espanhol e português. Em espanhol: Bolsonaro anima a los ejecutivos de Davos a invertir en el nuevo Brasil, enquanto em português: O breve discurso de Bolsonaro decepciona em Davos.

Conforme a agência, em espanhol animar significa “incitar alguém a tomar uma ação”, diferente “do uso mais corrente no português brasileiro, que é relacionado a transmitir ânimo”, “dar vida” ou “estimular”.”

“Animar, em espanhol, não tem exatamente o mesmo significado que em português, e a tradução feita no vídeo, portanto, é incorreta”, disse a agência que checou o conteúdo do vídeo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?