Vacina contra a Covid-19

ES oferece ajuda para população que não se vacinou por medo de agulha

Os dados podem ser registrados na plataforma do Vacina e Confia até o dia 31 de outubro

atualizado 21/10/2021 19:15

Vacina contra a Covid-19Hugo Barreto/Metrópoles

Uma parte da população sofre com medo acentuado e irracional de agulhas, condição conhecida como aicmofobia. A fobia é responsável por afetar o individuo principalmente na hora de cuidar da saúde e, em especial, apresenta um risco maior neste momento de imunização contra a Covid-19.

Pensando nessas pessoas, a Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo está realizando um cadastro, através da plataforma Vacina e Confia, de moradores que precisam de ajuda para se vacinar contra o vírus.

“Será realizado um acompanhamento psicológico. Essas pessoas podem receber a abordagem de um psicólogo no momento anterior à vacinação, e podem levar uma pessoa na qual confiem plenamente. Em qualquer caso, pode haver também a administração de um medicamento de via oral para amenizar os efeitos da ansiedade”, afirmou o secretário de Saúde, Nésio Fernandes.

De acordo com o Fernandes, mais de 300 cadastros já foram registrados na plataforma. Os dados podem ser inseridos na plataforma só até o dia 31 de outubro.

“Realizaremos diversas estratégias de apoio psicológico para essa população que deseja ser vacinada, mas têm esse medo. O Sistema de Saúde precisa se adequar a esse tipo de demanda. Iremos garantir que todos de vacinem contra a doença”, afirmou.

Mais lidas
Últimas notícias