Entrevistas para visto americano estão esgotadas até fim de 2022

O fechamento dos consulados americanos no Brasil durante a pandemia gerou a retenção. Ainda não foram informadas novas datas de entrevistas

atualizado 22/10/2021 21:04

Orlando, FlóridaVai pra Disney/Reprodução

O calendário de entrevistas para obter o visto americano não tem datas disponíveis até dezembro de 2022. Apesar da reabertura das fronteiras do país a partir de 8 de novembro, a Embaixada e os consulados americanos no Brasil estão com um alto número de pedidos, em especial, motivado pelo fechamento por conta da pandemia da Covid-19.

Em nota publicada no site, a Embaixada americana diz que no próximo mês os vistos voltarão a ser emitidos, porém não informou novas datas de entrevistas. “Continue monitorando o site para mais informações sobre a retomada das atividades”, informa.

Antes da pandemia, a espera entre o agendamento e a entrevista durava cerca de 15 dias. Atualmente, quem deseja obter ou renovar o documento precisa aguardar até 1 ano e 2 meses. As exceções são vistos estudantis ou de pessoas em situações emergenciais. Quem já agendou a entrevista permanece com a data marcada.

Segundo reportagem do Estadão, o Itamaraty está em diálogo com a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil para reduzir a retenção do processo de obtenção de visto, mas afirma que o governo americano é soberano quanto a organização do fluxo de atendimento.

A Embaixada americana diz trabalhar para retomar os serviços de visto de forma segura o mais rápido possível, no entanto a crise sanitária ainda impacta no número de vistos processados.

Veja a seguir a nota emitida pela Embaixada:

A Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil suspenderam os serviços de solicitação de vistos de não imigrante, mas estão processando as solicitações de vistos de estudante, bem como as solicitações isentas da Proclamação Presidencial 10143, e que se qualificam para uma autorização de embarque conhecida como National Interest Exception (NIE). Para agendar uma entrevista para obter o visto de estudante, acesse o site de agendamento. Para obter informações sobre vistos de imigrante, visite este site.

Continuamos agendando entrevistas de emergência, conforme permitem as regras das restrições de viagem. Retornaremos os serviços o mais rápido possível, mas não podemos fornecer uma data específica até o momento. A Embaixada e os Consulados dos Estados Unidos prorrogaram a validade da taxa de visto MRV para 30 de setembro de 2022, a fim de manter disponível o agendamento de solicitantes que não puderam agendar uma entrevista devido à suspensão dos serviços consulares. Continue monitorando este site para mais informações sobre a retomada das atividades. Para mais informações a respeito dos serviços disponíveis nas Embaixadas e Consulados em todo o mundo, acesse usembassy.gov.

Mais lidas
Últimas notícias