metropoles.com

“Entre Bolsonaro e Lula, prefiro Bolsonaro”, diz escritor Vargas Llosa

O Nobel de Literatura afirmou que, apesar de Bolsonaro ser “muito difícil”, prefere o atual presidente em eventual disputa contra Lula

atualizado

Compartilhar notícia

SOPA Images / Colaborador /Getty Images
Escritor Vargas Llosa
1 de 1 Escritor Vargas Llosa - Foto: SOPA Images / Colaborador /Getty Images

O escritor e vencedor do Prêmio Nobel de Literatura Mario Vargas Llosa falou sobre a conjuntura política do Brasil durante palestra em Montevidéu, no Uruguai. O hispano-peruano afirmou que, em um cenário de disputa à presidência entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), prefere a vitória do atual presidente.

“O caso de Bolsonaro é muito difícil. As travessuras de Bolsonaro são muito difíceis para um liberal admitir. Agora, entre Bolsonaro e Lula, prefiro Bolsonaro. Com as travessuras de Bolsonaro, não é Lula”, destacou o autor de A cidade e os cachorros.

Durante a palestra, Vargas Llosa lembrou da prisão do ex-presidente no âmbito da operação Lava Jato e afirmou que os juízes o condenaram “como ladrão”.

Ainda que demonstre maior rejeição ao petista, o escritor insistiu que Bolsonaro “não é um candidato que desperte nosso entusiasmo” e fez críticas ao atual mandatário, sobretudo em relação à gestão da pandemia de Covid-19. Recentemente, Vargas Llosa esteve internado após contrair a doença.

“É um absurdo se confrontar do jeito que você fez. Parece-me absolutamente irresponsável “, disse.

Disputa pela presidência

Em pesquisa divulgada na última terça-feira (10/5), pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) obteve 40,6% dos votos, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que obteve 32% na consulta estimulada, ou seja, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados.

Já na análise espontânea, quando o nome do candidato não é citado na pergunta, Lula lidera com 33,4%, e Bolsonaro aparece em seguida, com 27,3%. A sondagem indicou uma melhora na porcentagem do petista em relação ao levantamento de fevereiro, quando ele tinha 32,8%. Já o atual presidente subiu mais, uma vez que estava com 24,4%.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?