Entenda o que significa o país entrar em recessão técnica

PIB do 3º trimestre sofreu queda de -0,1%, segundo o IBGE. No acumulado do ano até setembro, porém, apresenta crescimento de 5,7%

atualizado 02/12/2021 10:36

Brasil em recessão técnicaMichael Melo/Metrópoles

Segundo os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil sofreu uma queda de 0,1% no terceiro trimestre, resultado abaixo do esperado pelo mercado, que era de um alta de 0,1%. Com as informações recolhidas, é possível dizer que a economia brasileira entrou em recessão técnica.

O IBGE revisou os dados do segundo trimestre para baixo: a economia brasileira retrocedeu em 0,4% de abril a junho contra o 1º trimestre. Quando foi divulgado, havia contabilizado uma retração de 0,1%.

0

Uma recessão econômica ocorre quando o PIB de um país para de crescer e começa a cair por dois trimestres consecutivos. Os dois primeiros trimestres da baixa são chamados de recessão técnica, que é calculada na comparação feita com o semestre anterior.

Se acompanhada de alta taxa no desemprego e na renda e com o encolhimento dos setores, a situação representa de fato uma recessão econômica, onde geralmente começam as grandes crises.

Além de outros fatores que causaram o problema, a pandemia de Covid-19 afetou negativamente todos os setores da economia. No Brasil, houve uma queda histórica no PIB de 9,7% no período de abril a junho de 2020.

O PIB de outros países foi prejudicado, como nos Estados Unidos (queda de (9,5%), no Japão (7,8%), na Alemanha (10,1%), na França (13,8%) e no Reino Unido (20,4%).

Mais lidas
Últimas notícias