Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

Enem terá inscrição automática para alunos da rede pública. Entenda

Diante da medida, Ministério da Educação estima que Enem de 2026 terá cerca de 10 mil escolas a mais aptas para aplicar as provas

18/05/2026 19:21, atualizado 18/05/2026 19:24
Compartilhar notícia
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Imagem ilustrativa ENEM estudo prova

O Ministério da Educação anunciou, nesta segunda-feira (18/5), que estudantes da rede pública que estão concluindo o ensino médio terão inscrição automática no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A pasta editou uma portaria que estabelece novidades para a aplicação do exame, a partir deste ano.

Estudantes concluintes da rede pública terão inscrição automática, realizada a partir dos dados informados pelas unidades de ensino. Depois disso, caberá ao estudante apenas confirmar a participação, escolhendo, por exemplo, a língua estrangeira da prova e eventuais recursos de acessibilidade.

Diante da nova medida, o Enem terá cerca de 10 mil escolas a mais aptas para receber os estudantes para fazer as provas. Com isso, estima-se que 80% dos concluintes da rede pública farão o exame na própria escola onde estão matriculados.

Para os concluintes de escolas públicas que precisarão se deslocar, o Ministério da Educação avalia como implementar ações de apoio logístico de transporte entre municípios.

A mesma portaria abrange, ainda, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters