metropoles.com

Enem: deputados convidam ministro da Educação para explicar questões

Os deputados querem esclarecimentos sobre o episódio envolvendo o agronegócio e questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

atualizado

Compartilhar notícia

João Bidu/ Reprodução
foto de um celular na pagina do Enem
1 de 1 foto de um celular na pagina do Enem - Foto: João Bidu/ Reprodução

O ministro da Educação, Camilo Santana, foi convidado pela Comissão de Agricultura, da Câmara dos Deputados, a prestar esclarecimentos sobre o episódio envolvendo o agronegócio em questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O requerimento de convite (REQ 152/2023) foi aprovado nesta quarta-feira (8/11).

Segundo a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o conteúdo das questões estaria promovendo uma percepção negativa do setor agropecuário.

A FPA emitiu nota, nessa segunda-feira (6/11), pedindo a anulação das questões, as quais consideram não ter critérios científicos adequados. Caso Camilo não compareça ao encontro, ele será convocado.

A principal queixa dos membros da FPA trata das referências bibliográficas utilizadas nas questões, que têm como tópicos a Amazônia e o Cerrado. Onze parlamentares da Frente consideraram a abordagem das questões ideológica, com “discriminação do setor agropecuário”, e mencionaram suposta “politização da prova”.

Repúdio

Alguns parlamentares se manifestaram sobre o caso. O presidente da Comissão de Agricultura, deputado Tião Medeiros (PP-PR), afirmou que as referidas questões prestam um desserviço à imagem construída pelo agronegócio. “Enquanto nós batalhamos diariamente para construir uma imagem positiva do agronegócio, como pilar da economia brasileira, formador de mão de obra, gerador de riqueza, renda e desenvolvimento, vem o Enem e comete um grave desserviço”, criticou.

Uma das principais críticas foi da deputada Coronel Fernanda (PL-MT). Para ela, o Enem deve priorizar a imparcialidade e objetividade, e afirmou que as duas referidas questões desinformam a população sobre o setor agropecuário.

Mais requerimentos

Além do convite ao ministro da Educação, a comissão aprovou o requerimento (REQ 149/2023) para a ministra do Meio Ambiente (MMA), Marina Silva. Ela foi chamada para esclarecer sobre as medidas tomadas pela pasta acerca do setor agropecuário brasileiro.

O deputado Rodolfo Nogueira (PL-MS) destacou que esse é um encontro importante, tendo em vista uma “clara perseguição ao agronegócio brasileiro e aos produtores rurais”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações