metropoles.com

Empresário admite ter contratado carros de som com mensagem antivacina

Elácio Hugendobler, de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, recebeu apoio do deputado federal Bibo Nunes; veículos foram apreendidos

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Facebook
1 de 1 - Foto: Reprodução/Facebook

O empresário bolsonarista Elácio Hugendobler admitiu em vídeo nas redes sociais ter contratado dois carros de som que reproduziram mensagens antivacinas em Novo Hamburgo, Região Metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Um vídeo publicado no Facebook do deputado federal Bibo Nunes (PSL/RS) sugere que o parlamentar teria apoiado a ação. Na gravação, o empresário aparece ao lado do parlamentar e diz que “apenas orientou que fosse lida publicamente a bula das vacinas”. A conta do Instagram de Elácio está fora do ar.

“Eu apenas orientei que fosse lida para o público o que está na bula das vacinas. A fabricante da vacina não se responsabiliza pelos resultados. Então, a responsabilidade cai sobre os pais. Os pais têm o direito de decidir se vão vacinar os filhos ou não. Temos o direito à liberdade”, disse Hugendobler.

Na publicação, Bibo ainda se refere ao patrocinador da divulgação como “patriota”. “Patriota de Novo Hamburgo contrata carros de som a fim de explicar sobre vacinação para a população e tem os carros apreendidos pela prefeitura. A mensagem é o que está na ‘bula’ da vacina”, declara o deputado.

Na narração, é possível ouvir: “Atenção, pais. Nós todos temos o dever de saber que não é obrigatória a vacina experimental em nossos filhos. E que as escolas não podem exigir e muito menos impedir o acesso de nossos filhos às salas de aula por não terem feito a vacina”.

O Metrópoles questionou o parlamentar sobre o suposto apoio à ação. Ele informou que a imprensa agiu de má-fé ao dizer que se tratou de um ato antivacina. “Apenas foi mostrado que o fabricante não se responsabiliza por efeitos colaterais e ninguém pode ser obrigado a tomar vacina. Se quiser, toma, mas jamais obrigado”, justificou.

A 1ª Delegacia de Polícia de Novo Hamburgo investiga o ocorrido. Os dois carros que veiculavam os áudios, um Fiat Uno e uma Fiorino, foram apreendidos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?