Empresa que fez laudo de Brumadinho não emitirá novos documentos
A Tüv Süd disse que está investigando "minuciosamente" os processos internos para apurar causas do rompimento no Córrego do Feijão

A alemã Tüv Süd, que prestou serviço de certificação de segurança para a Barragem 1 da Vale, em Brumadinho (MG), informou nesta terça-feira (19/2) à mineradora brasileira que não vai mais emitir Declarações de Estabilidade de Barragens (DCEs) para a companhia até que seja revisto o sistema de avaliação das DCEs. A empresa de certificações disse ainda que está investigando “minuciosamente” os processos internos para apurar as possíveis causas do rompimento da barragem da Vale em Minas Gerais.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles
Frequência de envio: Diário
Ver todasA empresa elogiou a iniciativa do governo brasileiro de reforçar a segurança das barragens de rejeito a montante e desativá-las até 2021. Segundo a Tüv Süd, existe uma incerteza se o atual sistema de DCEs fornece uma declaração confiável do status de estabilidade das barragens. “Considerando essas preocupações de segurança, a Tüv Süd Bureau de Projetos e Consultoria LTDA informou à Vale que não está em posição de emitir futuros DCEs e relatórios até que uma revisão completa do sistema seja concluída.”
“A Tüv Süd está oferecendo sua total cooperação e expertise para autoridades e instituições”, disse a empresa em nota no seu site internacional.
O rompimento da Barragem 1 da Vale em Brumadinho, que recebia os rejeitos da mina Córrego do Feijão, rompeu no dia 25 de janeiro e caminha para deixar um saldo de mais de 300 mortos.
Procurada, a Vale não respondeu até o fechamento deste texto.
Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles


