metropoles.com

Embrapa vai colher primeiro trigo transgênico no Brasil em agosto

Com o nome de Eco Wheat, a planta foi desenvolvida em parceria com a empresa argentina de biotecnologia Bioceres e resistirá à falta d’água

atualizado

Compartilhar notícia

Pixabay
trigo grão agricultura agronegócio
1 de 1 trigo grão agricultura agronegócio - Foto: Pixabay

A Embrapa vai colher em agosto o primeiro trigo transgênico no Brasil. O grão foi modificado geneticamente para ser mais tolerante à escassez de água, com a adição do gene HB4.

Com o nome de Eco Wheat, a planta foi desenvolvida pela Embrapa, em parceria com a empresa argentina de biotecnologia Bioceres. O primeiro plantio aconteceu em uma área controlada de 70,8 metros quadrados em Brasília, e é adaptado ao ambiente tropical do cerrado.

A plantação foi autorizada em 15 de março deste ano pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia. Ela havia sido rejeitada duas vezes antes, em 2017 e 2019.

A tecnologia do HB4 usa um gene do girassol (Helianthus annuus) e está sendo desenvolvida de modo integrado com um fungicida biológico e um inseticida biológico. Pesquisas apontam que o gene torna a planta mais resistente a condições extremas e intermediárias de déficit hídrico.

0

Este e outros estudos serão discutidos nesta semana, durante o Fórum Nacional do Trigo 2022, que acontece desta terça-feira (28/6) até quinta-feira (30/6), em Brasília.

Após a colheita de agosto, pesquisadores da Embrapa Trigo e Embrapa Cerrados vão analisar os resultados e dar início a novos experimentos até que seja possível analisar as limitações e os benefícios do trigo transgênico.

O estudo será finalizado em três anos, mas o cultivo da espécie modificada geneticamente só poderá acontecer após análises legais e comerciais, incluindo o pagamento de royalties para a empresa detentora do gene.

Nesta segunda-feira (27/6), o trigo com HB4 foi aprovado pela Food and Drug Administration (FDA), órgão similar à Anvisa, nos Estados Unidos. Para a comercialização, o grão ainda precisa de aprovação do Departamento de Agricultura.

Em maio, a Argentina se tornou o primeiro país a autorizar o plantio comercial do trigo transgênico. Desde então, Colômbia, Austrália e Nova Zelândia já autorizaram o grão para uso em alimentos e rações.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?