Embraer vai testar “carro voador” usando helicópteros no Rio

Simulação terá seis voos diários e será realizada de 8 de novembro a 6 de dezembro; ingressos começaram a ser vendidos nesta terça (26/10)

atualizado 26/10/2021 19:16

Divulgação

Rio de Janeiro – A Eve, braço direito de mobilidade urbana da fabricante de aeronaves Embraer, se prepara para iniciar em 8 de novembro os testes do “carro voador” da companhia. Formalmente, a operação com previsão de entrega para 2026 é chamada de eVTOL (aeronave elétrica de pouso e decolagem).

Publicidade do parceiro Metrópoles
0

A simulação vai usar helicópteros que percorreram o trajeto entre a Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio, e o aeroporto Rio Galeão, na zona norte. Os testes contam com seis voos diários e vão ocorrer até 6 de dezembro.

Para os interessados na experiência, a venda de passagens começou nesta terça-feira (26/10) pelo site Flapper. Com preços iniciais em R$ 99,90, basta escolher o trajeto Barra-Galeão ou vice-versa e embarcar no dia e local escolhidos.

De acordo com a empresa, a simulação considera valores próximos ao que se espera no futuro para uma “corrida” com uma aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical (eVTOL). A promessa é que a aeronave seja totalmente elétrica.

Segundo nota da empresa, a operação foi “projetada com foco nos usuários, para proporcionar um transporte eficiente e confortável, com baixo ruído e zero emissões de carbono”.

“A simulação no Rio de Janeiro, uma das cidades com mais congestionamento no Brasil e no mundo, nos ajudará a levantar as reais necessidades dos usuários, parceiros e comunidade que irão se beneficiar das nossas soluções de mobilidade”, disse André Stein, presidente-executivo da Eve, em nota.

O processo será acompanhado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).

Mais lidas
Últimas notícias