
Em propaganda na TV, Lula fala de segurança e Flávio propõe "tesouraço"
Programas eleitorais desta terça-feira (13/10) abordaram segurança pública, benefícios sociais e propostas para educação e economia

As campanhas de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Flávio Bolsonaro (PL) apresentaram propostas para a segurança pública e a economia na propaganda eleitoral desta terça-feira (13/10). Enquanto o presidente questionou declarações antigas do adversário sobre milícias, o senador criticou a situação econômica do país e defendeu a redução de despesas públicas.
A campanha petista recuperou uma fala de Flávio, feita quando ele era deputado estadual no Rio de Janeiro, em que o parlamentar afirmou que não se deveria estigmatizar as milícias. Na mesma ocasião, disse que moradores de áreas dominadas por esses grupos estariam “felizes da vida”.
Para contestar a declaração, o programa de Lula exibiu relatos de pessoas afetadas pela atuação das milícias fluminenses. A propaganda do presidente também destacou iniciativas de enfrentamento ao crime organizado, incluindo ações contra facções criminosas, agressores de mulheres e ladrões de celulares.
Entre as medidas citadas estão o Sistema Único de Segurança Pública (Susp), a PEC da Segurança Pública e a ampliação do programa Celular Seguro. O programa eleitoral mencionou ainda a transformação de 138 presídios estaduais em unidades de segurança máxima.
Entre no canal de WhatsApp do MetrópolesNo plano de governo, Lula também prevê o combate às estruturas financeiras de organizações criminosas e milícias, além de medidas para ampliar a cooperação entre União, estados e municípios na área de segurança pública.
A campanha mostrou imagens de atos de apoio ao presidente em diferentes capitais e convocou militantes a ampliar a mobilização eleitoral.
Flávio apresenta “Tesouraço”
A propaganda de Flávio Bolsonaro começou com críticas ao endividamento e à inadimplência da população durante o governo Lula. O senador afirmou que, se eleito, terá a maior base de apoio no Congresso Nacional em 30 anos e destacou o respaldo de governadores de diferentes regiões.
Na área econômica, apresentou o chamado “Tesouraço”, proposta de redução de gastos públicos. O candidato também afirmou que pretende manter programas sociais como Bolsa Família, Farmácia Popular e Minha Casa, Minha Vida.
Para a educação, Flávio anunciou a criação de um voucher-creche e da rede TEA Brasil, com centros de referência para pessoas com transtorno do espectro autista.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles
Frequência de envio: Diário
Ver todasNa segurança pública, o senador citou o Smart Brasil, programa de monitoramento por câmeras inspirado no Smart Sampa, de São Paulo. Entre as propostas de segurança apresentadas pela campanha também está a criação da Muralha Brasileira, sistema nacional de reconhecimento facial integrado a bancos de dados criminais. A iniciativa prevê a instalação de mais de 1 milhão de câmeras em espaços públicos, portos e aeroportos.
Assim como no fim de semana, a propaganda também exibiu declarações de apoio de aliados políticos, entre eles os ex-candidatos à Presidência Augusto Cury (Avante) e Ronaldo Caiado (PSD), a senadora Michelle Bolsonaro (PL-DF), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG).
