Em meio a Caso Master, comissão do Senado ouve Galípolo nesta terça
Galípolo é esperado na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado a partir das 10h
atualizado
Compartilhar notícia

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado deve ouvir o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, em audiência pública nesta terça-feira (19/5). Galípolo confirmou presença para a sessão, que começa às 10h.
Galípolo vai cumprir previsão regimental de ir pelo menos duas vezes ao ano ao Senado apresentar relatório sobre as atividades desempenhadas à frente da autoridade monetária. Na audiência, contudo, é esperado que o tema dominante seja o Caso Master.
O presidente da comissão, o senador Renan Calheiros (MDB-AL), adiantou que “muitas perguntas continuam a ser feitas sobre o papel do BC na crise do Master” e o momento deve ser usado para esclarecê-las.
O Banco Central foi responsável por barrar a compra do Banco Master pelo Banco de Brasília (BRB), no ano passado. Em outubro, a instituição decretou a liquidação extrajudicial do Master, devido a graves crises de liquidez, insolvência financeira e suspeitas de fraudes.
Em abril, Galípolo participou de uma audiência no Senado na CPI do Crime Organizado. Na ocasião, ele confirmou que, em 4 de dezembro, foi convocado para uma reunião no Palácio do Planalto com o banqueiro Daniel Vorcaro.
“Os acionistas do Master relatavam sempre uma história de que eles estavam sendo perseguidos pelo mercado financeiro e que a dificuldade deles de fazer captação era essa perseguição em função da concorrência que eles estavam entrando – algo que não era muito aderente, dado ao tamanho do banco”, disse.
Ele afirmou que encaminhou os acionistas aos técnicos da área no Banco Central.
Após a audiência, a comissão deve votar dois pedidos de empréstimos para o Programa de Transição Energética do Pecém, no Ceará, e também a proposta que permite a utilização do Fundo Social do Pré-Sal para renegociação de dívidas de produtores rurais.






