Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

Em dois anos, 314 jornalistas brasileiros foram vítimas da Covid

País registrou uma morte a cada dois dias de profissionais da imprensa

24/03/2022 17:09
Compartilhar notícia
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Em dois anos, 314 jornalistas brasileiros foram vítimas da Covid

Em 699 dias de pandemia, o país contabilizou 314 jornalistas brasileiros vítimas da Covid-19, segundo dados do Relatório sobre jornalistas vítimas de Covid-19 no Brasil produzido pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).

Segundo o documento, o Brasil registrou, em média, uma morte a cada 2,2 dias. O alto número de óbitos colocou o Brasil na posição de país recordista de mortes de profissionais de imprensa por Covid-19 em todo o mundo, seguido pela Índia, Peru e México.

Ainda segundo o levantamento, o número de óbitos, entretanto, caiu após o início da campanha de vacinação. Nos dois primeiros meses deste ano, foram registrados 11 casos, contra 42 no mesmo período do ano anterior.

Em números absolutos, São Paulo lidera os casos de vítimas na categoria, registrando 42 mortes, o que representa 33,7% do total. Rio de Janeiro é o segundo, com 33 casos. Pará e Paraná registraram 24 mortes cada, Minas Gerais, 20 óbitos e Mato Grosso, 19.

O Relatório da FENAJ é elaborado a partir de dados obtidos diretamente em jornais, sites e blogs de todo o país, informações fornecidas pelos Sindicatos de Jornalistas nos estados ou vindas diretamente de colegas de profissão.

Para o diretor do Departamento de Saúde e Segurança da FENAJ, Norian Segatto, mesmo com o esforço de uma pesquisa ampla e abrangente, é possível imaginar que os números estejam subestimados e não reflitam integralmente o tamanho da tragédia dentro da categoria.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters