metropoles.com

Em artigo, Marielle apontou solução para crise na segurança no Rio

Conteúdo foi encaminhado ao Jornal do Brasil horas antes de a vereadora ser assassinada

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/facebook
Foto colorida da vereadora Marielle Franco - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida da vereadora Marielle Franco - Metrópoles - Foto: Reprodução/facebook

A vereadora Marielle Franco (PSol/RJ) enviou, horas antes de ser assassinada na última quarta-feira (14/3), um artigo sobre a intervenção na segurança pública do Rio de Janeiro ao Jornal do Brasil. No conteúdo, divulgado nesta sexta-feira (16), ela indica caminhos para a solução da escalada da violência no estado.

No início do texto, a vereadora aponta que medidas adotadas pelo Executivo federal colaboram para o cenário de violência e pobreza no país. “Reforma trabalhista, PEC dos gastos, reforma da Previdência. O impacto dessas profundas mudanças, inspiradas em um projeto político retrógrado, alinhado com interesses que servem ao capital internacional e a setores do empresariado, arremessa um contingente de cidadãos e cidadãs para uma espiral de pobreza”, escreveu.

Contra a intervenção, Marielle defendeu, no texto, que segurança não se faz com mais armas, mas com políticas públicas. “É neste contexto que tentamos ampliar o olhar sobre a intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro e avaliar sua real intenção, que o estado está em décimo lugar nos índices de violência, atrás de Sergipe, Goiás e Maranhão”, observou. “Sendo assim, a intervenção busca se alicerçar numa justificativa que não tem assento na realidade. Nossa pergunta que não quer calar: por que o Rio de Janeiro?”.

Marielle Franco e o motorista Anderson Pedro Gomes foram assassinados na noite de quarta-feira, após a vereadora participar de um debate com mulheres negras na Lapa, Zona Central do Rio de Janeiro. Ela foi atingida por quatro tiros, e ele, por três. Uma assessora parlamentar que também estava no carro sobreviveu. A principal linha de investigação é de que Marielle – ativista de direitos humanos que vinha denunciando a violência policial contra moradores de comunidades carentes – tenha sido executada. Não está descartada participação de agentes do Estado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações