metropoles.com

Em Alagoas, Lula desfila com Renan Calheiros e governador afastado

O ex-presidente da República e candidato ao Palácio do Planalto cumpre agenda na região Nordeste pelos próximos dias

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/YouTube
Lula em Alagoas
1 de 1 Lula em Alagoas - Foto: Reprodução/YouTube

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou um ato de campanha nesta quinta-feira (13/10), em Maceió (AL), ao lado do senador Renan Calheiros (MDB) e do governador afastado, Paulo Dantas (MDB). O comício do petista aconteceu no mesmo momento em que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) julgava o afastamento de Dantas.

Presente no ato de Lula,  Paulo Dantas foi afastado do cargo para ser investigado sobre um suposto esquema de desvio de dinheiro na Assembleia Legislativa de Alagoas, enquanto ainda era deputado estadual. Em discurso, o candidato ao Palácio do Planalto defendeu o aliado emedebista.

“Nós queremos vencer essa disputa para recuperar o prestígio do Brasil e para recuperar a economia brasileira. O povo brasileiro precisa trabalhar, precisa comer, precisa estudar, precisa ter acesso ao lazer e isso aqui tudo pode melhorar numa combinação perfeita entre o governo do estado e a Presidência da República”, disse o petista.

Apesar das investigações em andamento, Dantas concorrerá ao segundo turno para o governo alagoano e possui o apoio de Lula. Quando foi afastado, o atual chefe do Executivo de Alagoas definiu a ação como “grotesca” e afirmou que “tudo não passa de encenação, teatro”.

A decisão, tomada pela ministra Laurita Vaz, do STJ, foi criticada por aliados do emedebista, como Renan Calheiros. O senador declarou que o caso tem motivação política, por causa das proximidades do segundo turno das eleições, e acusou a magistrada de ser “bolsonarista”.

Ainda nesta quinta, o STJ confirmou a decisão que afastou Dantas do cargo, mas reduziu o prazo em que ele deverá ficar fora do cargo. Conforme o entendimento dos ministros, o emedebista deverá ficar longe da função até 31 de dezembro de 2022. O prazo anterior era de seis meses. Ainda cabe recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Lula pelo Nordeste

O candidato à Presidência pelo Partido dos Trabalhadores começou seu novo giro pelo Nordeste na quarta-feira, em Salvador (BA). Nesta quinta, passou por Aracaju (SE), onde reuniu-se com empresários antes de visitar Maceió. Na sexta, irá a Recife (PE).

Compartilhar notícia