Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Eleições 2022

TSE manda remover campanha de Lula sobre violência contra a mulher

Ministra Cármen Lúcia deferiu pedido para remoção de conteúdo que liga Bolsonaro ao aumento dos casos de estupro e violência de gênero

21/10/2022 15:57, atualizado 21/10/2022 17:04
Igo Estrela/Metrópoles
STF Ministra do STF, Camen Lucia, em votação do habeas corpus de Lula. Ela fala diante de um computador e microfones, cercada de livros - Metrópoles

A ministra Cármen Lúcia, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou a remoção de um vídeo da campanha do presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no qual ele associa o governo do adversário, Jair Bolsonaro (PL), ao aumento dos casos de violência contra a mulher.

Na decisão, publicada nesta sexta-feira (21/10), a ministra atendeu um pedido da coligação de Bolsonaro sob o argumento de que a peça publicitária configura propaganda eleitoral negativa.

“Tem-se que o vídeo publicado no YouTube, por impulsionamento, veicula conteúdo negativo, pois tece críticas desabonadoras ao atual presidente da República, candidato à reeleição”, diz o documento.

Ao deferir o pedido, a ministra dá prazo de 24h para que o YouTube apague o vídeo do perfil do ex-presidente.

Pedido da coligação

Na ação, a campanha de Jair Bolsonaro justifica que a “propaganda questionada, sob qualquer ângulo de análise, está eivada de fortes irregularidades, seja porque possui claro caráter ofensivo e evidentemente negativo – sendo vedado o respectivo impulsionamento pela legislação eleitoral”.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

O material vetado mostra títulos de reportagens de veículos de comunicação e imagens de mulheres como pano de fundo para a narração de que “a violência contra mulher aumenta no Brasil por descaso do governo”.