metropoles.com

TSE firma acordo com universidades contra fake news nas eleições

Os dirigentes de três associações que reúnem 150 instituições reafirmaram a confiança no sistema eleitoral brasileiro

atualizado

Compartilhar notícia

Gustavo Moreno/Metrópoles
Testes das urnas eletrônicas no TSE
1 de 1 Testes das urnas eletrônicas no TSE - Foto: Gustavo Moreno/Metrópoles

Universidades federais, estaduais e municipais manifestaram apoio ao trabalho do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e defenderam a eleições livres de interferências.

Os dirigentes de três associações que reúnem 150 instituições reafirmaram a confiança no sistema eleitoral brasileiro.

Dirigentes da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) estiveram com o presidente  do TSE, ministro Edson Fachin, na última sexta-feira (24/6).

As entidades da educação superior assinaram um termo de cooperação e adesão ao Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação do TSE, que tem por objetivo conter a proliferação de notícias falsas que contaminam o processo democrático brasileiro.

A Andifes, a Abruem e o Conif se comprometeram em auxiliar o TSE na divulgação das informações oficiais sobre o processo eleitoral, além de se engajarem na mobilização junto à sociedade civil para ampliar a participação nas eleições, sobretudo entre aqueles que não têm obrigatoriedade ao voto, como jovens e idosos.

“O processo educacional é indissociável do exercício democrático, e as universidades também formam cidadãos e cidadãs, que precisam ter assegurado o direito à livre escolha para eleger seus representantes. O TSE conta com nosso apoio para conduzir com segurança e lisura a próxima eleição”, frisou o presidente da Andifes, reitor Marcus David.

Fachin ressaltou a importância do apoio das universidades para a tranquilidade do pleito. “É uma ponte entre conhecimento e experiência para servir à democracia, ao Estado Democrático de Direito e a uma sociedade aberta e plural, como desenhada na Constituição”, frisou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações