metropoles.com

TSE dá 5 horas para Twitter apagar post que relaciona Lula ao tráfico

Ministro do Tribunal Superior Eleitoral entendeu que publicação “tem o potencial de interferir negativamente na vontade do eleitor”

atualizado

Compartilhar notícia

Ricardo Stuckert/Divulgação
Lula usa boné com sigla CPX em visita ao Rio de Janeiro. Ele também usa óculos estilo "juliete" - Metrópoles
1 de 1 Lula usa boné com sigla CPX em visita ao Rio de Janeiro. Ele também usa óculos estilo "juliete" - Metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Paulo de Tarso Sanseverino determinou, nesta segunda-feira (24/10), a remoção de publicações com afirmações de que o ex-presidente e candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) havia usado um boné com a sigla “CPX”, que significaria “cupincha” ou aliado do tráfico. O Twitter tem cinco horas para retirar o conteúdo ou terá de pagar multa de R$ 50 mil.

Na realidade, “CPX” trata-se de uma abreviação para “complexo de favelas” e foi um presente de Camila Moradia, líder do movimento por Moradia do Complexo do Alemão, e de outras lideranças da comunidade.

Entre os que compartilharam o post, estão o senador Flávio Bolsonaro (PL), a deputada Carla Zambelli (PL) e o vereador Nikolas Ferreira (PL), além de outros apoiadores do candidato Jair Bolsonaro (PL).

“É forçoso reconhecer que a propagação desses conteúdos, sem nenhum respaldo probatório, tem o potencial de interferir negativamente na vontade do eleitor”, escreveu o ministro.

0

A decisão foi concedida após a Coligação Brasil da Esperança, da chapa Lula e Alckmin, ter entrado com uma ação no TSE.

“Com efeito, das postagens publicadas pelos representados, decorrem inúmeros compartilhamentos que resultam disseminação de conteúdo inverídico e negativo, provocador de sensacionalismo com tamanha magnitude que pode vir a comprometer a lisura do processo eleitoral, ferindo valores, princípios e garantias constitucionalmente asseguradas, notadamente a liberdade do voto e o exercício da cidadania”, diz a decisão.

A ação foi movida pela Coligação Brasil da Esperança, que tem como candidato o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e é formada pelos partidos PT, PV, PCdoB, PSol, Rede, PSB, Solidariedade, Avante, Agir e Pros.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações