metropoles.com

TSE abre investigação contra Bolsonaro e Braga Netto por atos no 7/9

O ministro e corregedor-geral eleitoral Benedito Gonçalvez acolheu o pedido do PDT para investigar o suposto abuso de poder do presidente

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Governado Ibaneis Rocha ao lado de jair Bolsonaro e Presidente de Portugal Marcelo Rebelo de Sousa
1 de 1 Governado Ibaneis Rocha ao lado de jair Bolsonaro e Presidente de Portugal Marcelo Rebelo de Sousa - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Benedito Gonçalvez acolheu o pedido do PDT para investigar a conduta do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do vice na chapa que concorre à reeleição, Braga Netto (PL), durante as comemorações do 7 de Setembro.

Gonçalvez, também corregedor-geral eleitoral, determinou que ambos apresentem a defesa em um prazo de cinco dias. “Em primeira análise, a petição inicial preenche os requisitos de admissibilidade”, afirmou.

Presidente, governador, senador e deputado: veja quem são os candidatos nas Eleições 2022

Nessa quinta-feira (8/9), o PDT entrou com ação na Corte pedindo a inelegibilidade da chapa por abuso de poder e desvio de finalidade. De acordo com a sigla, Bolsonaro usou o cargo para desvirtuar o evento de forma a “promover sua candidatura”.

“Embora toda a estrutura do evento tenha sido paga com dinheiro público, Bolsonaro pediu votos no primeiro turno e conclamou seus apoiadores a convencerem mais pessoas a votar nele”, argumentou o partido.

O pedido ainda segue: “Por ser um ato público destinado a louvar um fato histórico para o país, o evento não poderia ter sido transformado em um palanque eleitoral, com a utilização de toda estrutura custeada com dinheiro público. Cite-se, por relevante, que, para a realização do evento cívico comemorativo, foram gastos cerca de R$ 3.38 milhões.”

0

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?