Tarcísio pede cassação de registro de Rodrigo Garcia ao TRE-SP

Ex-ministro do governo Bolsonaro alega que atual gestão aumentou repasses a prefeitos para obter apoio político

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/Metrópoles
tarcísio de freitas
1 de 1 tarcísio de freitas - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

A equipe da campanha do candidato ao governo de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) solicitou, nesta segunda-feira (26/9), que o registro de candidatura do atual governador do estado, Rodrigo Garcia (PSDB), seja cassado.

Candidato a vice na chapa do tucano, o deputado federal Geninho Zuliani (União Brasil) também é alvo da ação. Tarcísio acusa Rodrigo de abuso de poder econômico e político pelo repasse de verbas a prefeitos em troca de apoio no pleito deste ano.

Entre 1º de abril, quando o atual governador tomou posse, e 1º de julho os repasses voluntários a municípios paulistas chegaram a R$ 554,7 milhões. De acordo com a campanha do aliado de Jair Bolsonaro (PL), o valor é mais que o dobro que o repassado nos primeiros três meses do ano (R$ 251,3 milhões de reais).

“Nota-se que esse repasse trimestral em dobro foi realizado porque no trimestre seguinte (a partir de 2 julho) seria proibido qualquer repasse às prefeituras, o que, por si só já sinaliza parte do cumprimento do ‘acordo de cooptação’ com os prefeitos para o efetivo empenho na reeleição do investigado. Aliás, esses números informados acima foram de valores efetivamente liberados, ou seja, que de fato entraram nos caixas das prefeituras”, aponta a ação.

Além da cassação dos registros de Rodrigo e Geninho, pede-se também que os dois sejam considerados inelegíveis pelo período de oito anos.

Nova pesquisa Quaest divulgada nesta segunda-feira (26/9) mostra os dois candidatos tecnicamente empatados no segundo lugar. O ex-ministro da Infraestrutura aparece com 21% e o atual governador com 20%. O petista Fernando Haddad lidera a disputa com 31% das intenções de voto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?