metropoles.com

RS: Mourão lidera para Senado e Leite para governo, indica pesquisa

Tucano, porém, não se diz pré-candidato ao Palácio Piratini. No cenário sem Leite, o Paraná Pesquisas aponta Onyx Lorenzoni na liderança

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Imagem colorida de Eduardo Leite - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Eduardo Leite - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O cenário eleitoral no Rio Grande do Sul ainda está bem indefinido, indica levantamento de intenção de voto para Senado e governo do estado divulgado pelo Instituto Paraná Pesquisas nesta segunda-feira (23/5). Na pesquisa espontânea para o governo estadual, 85,7% dos entrevistados responderam ainda não saber em quem vão votar, e outros 5,9% disseram que vão votar branco ou nulo.

O primeiro nome a aparecer na consulta sem apresentação de lista é o do ex-ministro Onyx Lorenzoni (PL), que somou 2,4% das intenções de voto, seguido por Edegar Pretto (PT), com 1,2%, e Luiz Carlos Heinze (PP), com 0,8%.

Já na pesquisa estimulada, o ex-governador Eduardo Leite (PSDB) lidera no cenário em que seu nome foi incluído, com 27,3% das intenções de voto. Lorenzoni aparece em segundo, com 19,2%; Beto Albuquerque (PSB), que tem 9,5%; Heinze, que alcançou 6,9%; e Pretto, que ficou com 4%. Brancos e nulos ficaram com 12%; e 11% disseram não saber ainda em quem votar.

Leite, porém, ainda não definiu o destino político após ficar para trás nas articulações nacionais do PSDB.

No cenário estimulado sem a presença do ex-governador, Lorenzoni lidera com 21,9%, seguido por Albuquerque (12,3%); Heinze (7,8%); pelo candidato à reeleição, Ranolfo Vieira Júnior (PSDB), que teve 5,9%; por Pedro Ruas, do PSol, (4,9%); Romildo Bolzan (4,7%); e Pretto (4,3%). Brancos e nulos ficaram em 19,4%; e 14,9% não sabem ou não responderam.

Presidente do Grêmio, Bolzan já disse que não pretende mais concorrer ao Palácio do Piratini.

Senado

No levantamento do Paraná Pesquisas entre os gaúchos para o Senado, quem aparece melhor posicionado é o vice-presidente da República, Hamilton Mourão (Republicanos).

No cenário que incluiu o nome de Eduardo Leite, Mourão ficou com 22% das intenções de voto; seguido por Manuela d’Ávila (PCdoB), com 18,4%; Ana Amélia (PP), com 17,9%; Leite, com 14,9%; Lasier Martins (Podemos), com 6,6%; e Comandante Nádia (PP), que teve 2,5%. Brancos e nulos marcaram 10,6%, e 7,1% não sabem em quem vão votar.

No panorama sem Eduardo Leite, Mourão também lidera, com 22,7% das intenções de voto; seguido por Manuela (20,5%); Ana Amélia (20,4%); Lasier (7,5%); Nelson Marchesan (3,3%) e Comandante Nádia (2,7%). Brancos e nulos são 14,4%, e 8,6% não sabem ou não responderam.

Dados da pesquisa

O Instituto Paraná Pesquisas entrevistou 1.540 eleitores no Rio Grande do Sul entre os dias 15 a 20 de maio de 2022. De acordo com a Resolução-TSE nº 23.600/2019, o levantamento a está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RS-05915/2022.

O nível de confiança é de 95%, e a margem estimada de erro é de aproximadamente 2,5% para os resultados gerais.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?